top of page

5 dicas de saúde e bem-estar para curtir o Carnaval



O Carnaval é sinônimo de diversão e celebração, mas, por se tratar de uma época de calor e muita folia, também é importante cuidar do bem-estar e da saúde. Aqui estão algumas recomendações simples do médico nutrólogo Nataniel Viuniski, membro do Conselho de Nutrição da Herbalife, que podem fazer uma grande diferença na sua energia e disposição:

 

1. Hidratar é essencial

Durante o Carnaval, o corpo perde líquidos rapidamente devido ao calor e ao esforço físico de dançar e acompanhar os blocos. Portanto, manter-se hidratado é crucial para evitar a desidratação, que pode causar tonturas, cansaço e outros problemas de saúde. Leve sempre uma garrafinha com você e faça pausas regulares para beber líquidos, principalmente se estiver consumindo bebidas alcoólicas. 

Aposte em água, água com gás, chá verde, sucos de frutas sem açúcar e na água de coco. Algumas bebidas esportivas isotônicas e de baixas calorias podem ajudar a repor os eletrólitos perdidos com o suor em excesso.

 

2. Tenha uma alimentação leve e nutritiva

Comer de forma equilibrada é fundamental para manter a energia. Por isso, opte por alimentos leves e ricos em nutrientes. Tenha sempre à mão lanches saudáveis e práticos bem acondicionados em uma bolsa térmica, como barras de proteínas, frutas lavadas e sanduíches integrais. Evite comidas pesadas e gordurosas que possam causar desconforto.

 

3. Proteja-se do sol 

A exposição prolongada ao sol pode levar a queimaduras solares e insolação. Use protetor solar de amplo espectro e reaplique-o a cada duas horas. Chapéus e óculos de sol também são essenciais para proteger a pele e os olhos. Se for o caso, aposte ainda em roupas que ofereçam proteção UV.

 

4. Descanse adequadamente

A recuperação é tão importante quanto a diversão. E o corpo precisa de tempo para se recuperar, especialmente após longas horas de festa. Por isso, não deixe de dormir nos dias que antecedem o Carnaval e faça pequenos intervalos para descansar durante a festa.

 

5. Consuma álcool e cafeína moderadamente

Embora bebidas alcoólicas e com cafeína possam parecer estimulantes, elas podem desidratar o corpo e afetar o equilíbrio de eletrólitos. Beba com moderação e intercale o consumo de álcool com água. A cafeína, encontrada em cafés, chás, energéticos e bebidas à base de guaraná podem ser boas aliadas para manter o pique quando o cansaço começar a dar as caras. Apenas não exagere na quantidade para não sofrer efeitos indesejados. Outra recomendação importante é evitar usar bebidas alcoólicas ao mesmo tempo que usar cafeína, pois essa combinação pode aumentar o risco de problemas cardíacos, entre outros.

0 comentário

コメント


bottom of page