top of page

5 lições de Jorge, da dupla com Mateus, para a carreira



crédito: divulgação


Para alcançar e manter o sucesso profissional é preciso muita persistência. É o que ensina o cantor Jorge, da dupla sertaneja com Mateus, no curso inspiracional "Jorge, Além dos Palcos", disponível gratuitamente, na Leveduca, plataforma de cursos online da Nubbi, edtech com foco no ensino profissionalizante baseado na prática.


Muito além do conhecimento técnico, desenvolver as chamadas soft skills, termo em inglês usado para definir habilidades comportamentais, pode fazer toda diferença no desenvolvimento profissional. No curso, o cantor fala sobre os desafios enfrentados na carreira e apresenta lições que podem ser usadas tanto por quem almeja viver da música como por quem busca sucesso em outra área.


A seguir, confira 5 dicas disponíveis em Jorge, Além dos Palcos:


Valorize as próprias conquistas


Na carreira, muitas vezes sonhamos com o próximo passo, seja ele um cargo ou lugar que desejamos trabalhar. Ao alcançar algo novo, é importante lembrar do início e valorizar cada nova etapa. “Quando o sucesso chegar, não negue aquilo que você sempre quis. Você buscou o sucesso, a fama, você queria aquilo. Valorize! São tijolos que vão construindo sua carreira, peças fundamentais que vão dar o sustentáculo para que você viva daquilo”, aconselha o sertanejo.


Aprenda a administrar o bônus e ônus


Nem tudo é um mar de rosas na vida profissional, até mesmo quando se é um artista bem sucedido. Para Jorge, o segredo está em aprender a administrar o bônus e ônus de cada oportunidade, por isso é preciso um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. “Sucesso é muito bom, mas é preciso saber lidar com toda carga emocional, todo trabalho gerado. O retorno financeiro é importante, mas em muitos momentos não será ele quem fará a diferença, já que muitas vezes faltará tempo para aproveitar os bons momentos”, analisa. Portanto, encontrar um equilíbrio é o que faz a diferença no dia a dia.


Use as janelas de tempo para adquirir conhecimento


Jorge conta que no início da carreira enfrentou muitos momentos de solidão na estrada e em vários deles buscou aproveitar o tempo livre de forma útil. “Em um período de 3 horas você está cercado por milhares de pessoas e depois está sozinho, reflexivo, pensando na vida. É preciso ter esse equilíbrio. Aproveito essa solidão para me desconectar da música, do palco, do barulho, usando este tempo para recarregar minhas forças. Já escrevi muita música e li muitos livros em um quarto de hotel”, explica.


Use o digital ao seu favor


Para Jorge, nenhuma empresa sobrevive sem um trabalho digital bem feito. O mesmo se aplica a um profissional que quer demonstrar o valor do que entrega ao mercado. Jorge busca usar as redes sociais com parcimônia, mas sempre está atento aos perfis da dupla com o Mateus. “Procure usar de forma inteligente. As redes sociais têm de ser um meio e não o fim, então, não perca o foco. É claro que, se quiser, você pode ser sim um influenciador digital, mas não esqueça o que você está anunciando nestes espaços”.


Talento e repertório são prioritários


Jorge acredita que um artista ou profissional pode contar com as melhores ferramentas para divulgar o seu trabalho, mas de nada adiantará se este não tiver talento e investir no próprio repertório, seja ele musical ou de conhecimento. “É preciso ter música boa. As pessoas vão prestar atenção de um jeito ou de outro. O mercado se transformou ao longo dos anos, mas talento e conhecimento ainda são fundamentais. A internet democratizou as formas de se aprender algo novo, use isso ao seu favor e se atualize sobre sua área de atuação”, encerra.



0 comentário

Commentaires


bottom of page