top of page

A vida de Dom Pedro I ganha uma nova abordagem em livro inédito sobre a sua trajetória musical

Atualizado: 13 de out. de 2023


Livro
Imagem divulgação

imagem divulgação


A trajetória musical de Dom Pedro I é desconhecida por muitos. Autor do Hino da Independência, o Imperador brasileiro também era praticante de diversos instrumentos musicais. E, para ir afundo nesta temática e explorar a história, a musicista e pesquisadora Rosana Lanzelotte lança o livro “Já raiou a liberdade - D. Pedro I compositor e a música de seu tempo”, pela editora Capivara. A publicação, disponível em formato impresso e em e-book tem lançamento marcado em um evento com recitais gratuitos apresentados pela autora, com o repertório do Imperador, na semana do seu aniversário e dos 201 anos de sua aclamação. A celebração será em São Paulo, dia 14/10, às 16h, no Auditório do Museu Ipiranga. No dia, os 100 primeiros exemplares serão disponibilizados a preços promocionais.


Um dos destaques trazidos pela publicação é a inserção de manuscritos inéditos de Dom Pedro I, obras que até o momento não haviam sido veiculadas. Essa possibilidade se deu devido ao olhar minucioso de Pedro Corrêa do Lago, fundador da editora Capivara, um dos maiores colecionadores de documentos manuscritos raros. Ele adquiriu recentemente os originais de “Missa in Honorem a Leoni Duodecimo”, enviada pelo Imperador em 1823 ao Papa recém eleito. Em carta anexa, ele solicitava ao pontífice o reconhecimento da nova nação brasileira, recém proclamada independente.


O livro é fruto de quatro anos de pesquisas, com atuação in loco em bibliotecas de países como Brasil, França, Portugal e Áustria. Todas as obras conhecidas estão gratuitamente disponíveis no Musica Brasilis (https://musicabrasilis.org.br/), portal dedicado à disseminação de partituras de compositores brasileiros, criado por Rosana em 2009. A edição foi realizada no âmbito do projeto Acervo Digital de Partituras Brasileiras, cujo objetivo é dar acesso livre e aberto a mais de 5 mil partituras de compositores brasileiros em domínio público, através da web.


“Um convite para conhecermos a trajetória do “rei-orquestra”, que dominava vários instrumentos e que compôs obras publicadas em Lisboa, Porto, Paris e Londres” explica Maurício Vicente Ferreira, historiador e Diretor do Museu Imperial.

“Já raiou a Liberdade” coloca, a partir de estudos inéditos e aprofundados, a correta posição de D. Pedro I em nossa história, não apenas como um príncipe libertário, mas como um músico de elevado talento e pleno domínio do artesanato composicional. Também nos revela a densidade e qualidade técnica deste estudo-biografia, praticado por uma das maiores instrumentistas e conhecedora da realidade histórica e musical brasileira que é a Rosana Lanzelotte", diz o Maestro Júlio Medaglia.


A publicação pode ser definida como um encontro entre a contemporaneidade e o passado, uma vez que o leitor pode ter acesso aos bastidores da história do Brasil ao mesmo tempo que tem acesso ao conteúdo por meio de QR Codes que levam aos áudios e/ ou vídeos das composições. Dessa forma, a experiência da leitura ganha novos contornos. “Trata-se de um livro sobre música e História. Por isso, nada mais adequado do que sugerir que o leitor ouça os repertórios.”, conta a pesquisadora Rosana Lanzelotte.

Ações sociais e educacionais


O lançamento do projeto traz ainda uma série de ações sociais e educacionais gratuitas. Para os professores, será oferecido o curso “D. Pedro I compositor e a música de seu tempo” e um plano de aula, ambos elaborados pela pedagoga Adriana Rodrigues Didier. Serão 10 encontros online, ao vivo, com 40h de duração e certificado concedido aos participantes. O objetivo é o de disseminar o conhecimento a respeito da trajetória do Imperador compositor e da música de seu tempo, ainda pouco conhecidos pelo público.


Rosana também irá ministrar palestras apresentando aspectos de D. Pedro I compositor em duas escolas da rede pública na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, 20% da tiragem será doada para escolas e/ou bibliotecas públicas.


O audiobook será disponibilizado gratuitamente para instituições voltadas a deficientes visuais e os conteúdos legendados estarão disponíveis em todos os canais digitais do Musica Brasilis.


Serviço:

Recital de lançamento:

Dia 14/10 (sábado) São Paulo/SP - Auditório do Museu do Ipiranga, às 16 horas - capacidade 200 lugares

Entrada Gratuita

Reserva de convites através do Sympla


Venda promocional do livro exclusiva nos recitais:

Livro - R$30,00

Ebook - R$15,00

Intérprete de libras no recital.

Curso “D. Pedro I compositor e a música de seu tempo”:

Ministrado por Adriana Rodrigues Didier

10 encontros online, ao vivo, pela plataforma do Google Meet entre os dias 16/9 e 16/12

Destinado à professores da rede pública e estudantes de música

Sinopse: O curso tem como objetivo sensibilizar o público sobre a história e música do período real e imperial do Brasil, com ênfase na trajetória de D. Pedro I compositor. Um dos fundadores da nação brasileira, D. Pedro foi o responsável pela primeira e mais longeva Constituição do país, por ele outorgada em 1824. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a não só compreender as conexões entre música e história do Brasil, como a organizar seus planos de aula com estratégias didáticas e propostas diferenciadas, estimulando a curiosidade do aluno, ampliando a sua escuta e a sua expressão criadora.

Vagas: 100

Inscrições: Link


Álbum digital:

“O Amor Brasileiro” - Rosana Lanzelotte (pianoforte)

Disponível nas principais plataformas de streaming de música: Spotify, Apple Music, Deezer, YouTube Music


Detalhes do Livro:

Editora: Capivara; 1ª edição (15 agosto 2023)

Idioma: Português

208 páginas (capa dura)

Dimensões:‎ 21 x 25 cm

0 comentário

コメント


bottom of page