top of page

Acadêmicos do Baixo Augusta, maior bloco de carnaval de rua em São Paulo, realiza ensaios abertos


foto: @flavioflorido


O Acadêmicos do Baixo Augusta, bloco precursor na retomada do carnaval de rua em São Paulo, realiza mais dois ensaios abertos nos próximos domingos (29/01 e 05/02), sempre a partir das 14 horas. O local escolhido é o Galpão Armazém do Campo do MST, cedido por meio de uma parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. A entrada é gratuita e a capacidade está sujeita à lotação do espaço.

Wilson Simoninha, puxador e diretor musical do bloco, será o responsável por animar a festa. Ele estará acompanhado pela Banda do Baixo Augusta e por toda a realeza: a rainha Alessandra Negrini, a madrinha Tulipa Ruiz, o porta-estandarte Marcelo Rubens Paiva e a musa e muso Márcia Dailyn e Walério Araújo. Outros convidados especiais serão divulgados nas redes sociais do bloco nos próximos dias.


Conhecidos por sua postura diante da necessidade de lutar pelo direito ao lazer e a ocupação das ruas, o bloco mantém há anos uma veia ativista misturada com o carnaval. O tema deste ano será a canção eternizada na voz de Gal Costa "Atentos e Fortes".


Inspirados pela música, o bloco reitera a necessidade de continuar a luta frente às ameaças do golpismo fascista, em defesa da democracia, cultura, paz e diversidade. E nunca esquecendo de reforçar que a maior festa de expressão da cultura popular brasileira é também um ato político.

O desfile oficial está marcado para o dia 12 de fevereiro. O trajeto segue o mesmo com a concentração na Rua da Consolação até a Avenida Paulista. Este ano, o grupo Olodum será o convidado de honra com presença durante todo o percurso. Será a primeira apresentação completa em um bloco no Carnaval de São Paulo da maior banda percussiva do planeta e maior bloco afro de Salvador.


A atriz Sophie Charlotte, que interpretou Gal Costa no filme inédito Gal Fatal, e as cantoras Marina Sena, Tulipa Ruiz e Céu farão homenagens à artista, falecida em novembro de 2022.

Confira abaixo a programação completa.


Serviço

Próximos ensaios do Acadêmicos do Baixo Augusta

Data: 29 de janeiro e 05 de fevereiro

Local: Galpão Armazém do Campo - MST

Endereço: Alameda Eduardo Prado, 460 - Campos Elíseos | São Paulo - SP

Horário: A partir das 14h

Entrada: Gratuita - Sujeito à capacidade de lotação do espaço


Desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta

Data: 12 de fevereiro

Concentração na Rua da Consolação, próximo à Av. Paulista

Mais informações: Instagram

0 comentário

Comments


bottom of page