top of page

Artista faz intervenções de arte na Ciclovia da Marginal Pinheiros em São Paulo


crédito: divulgação


A convite da Farah Service, empresa que administra a Ciclovia Franco Montoro na Marginal do Rio Pinheiros em São Paulo, o artista e publicitário André Gola criou uma série de obras de arte utilizando as próprias estruturas urbanas como plataforma. Além disso, ele também criou uma escultura de 2 metros de altura que mostra uma visão divertida sobre como será a "evolução humana" com o uso de aparelhos móveis que nos conectam o tempo todo. O término do trabalho está previsto para dia 9 de junho.

Democratizar a arte sempre foi um dos objetivos da Farah Service, que organiza mostras temporárias e permanentes nos inúmeros espaços públicos sob sua gestão por toda a cidade de São Paulo. Agora, os usuários da Ciclovia poderão conviver com várias intervenções do “Suadinho”, personagem criado por Gola há dez anos – assim apelidado por causa das gotas de suor sempre escorrendo do seu corpo – , que traz um olhar crítico e sintético sobre tudo. O desenho vai interagir com as pessoas e com o ambiente, estampado em pilares, vigas, tampas de bueiro, entre outros espaços.

“O ‘Suadinho’ é um pouco do reflexo do que a gente vive nos dias de hoje, com muitas coisas para fazer, muita ansiedade para dar conta de tudo. Ele vem para provocar uma reflexão sobre a vida que todos nós vivemos”, explica o artista. Alguns anos depois de dar vida a essa figura irreverente, ele descobriu uma profunda ligação entre sua saúde e o que vinha desenhando, reforçando a crença de que a arte conecta as pessoas muito além do que nossa razão pode entender. “Eu sempre faço o personagem com gotinhas saindo da cabeça e tive que fazer uma cirurgia de emergência. Foi quando eu o conectei à minha história e pensei em como o subconsciente se conecta à arte. Quando aconteceu isso comigo, eu vi que tinha que levar essa reflexão sobre a vida para as pessoas através de um desenho simples”, observou.

As obras na Ciclovia fazem parte de uma série de intervenções artísticas de diversos artistas que estão distribuídas por toda a extensão da pista da Marginal Pinheiros e do Parque Linear Bruno Covas. Essa iniciativa da Farah Service, proporciona uma área de lazer e cultura à população, acompanhando a revitalização do Rio Pinheiros.

Sobre André Gola

A arte de André Gola é um convite a olhar para o mundo de forma mais lúdica e encontrar beleza e poesia nas coisas mais simples. Seu personagem “Suadinho” está presente nos muros de várias cidades como Londres, Miami, Nova York, Moscou, Barcelona, Rio de Janeiro e São Paulo, sua cidade natal. Seu trabalho já foi destaque no site do jornal inglês The Guardian durante a Copa do Mundo no Brasil e nas duas últimas Olimpíadas. Seus stickers – aquelas figurinhas animadas usadas em redes sociais e aplicativos de conversas – já passam de 1.5 bilhões de visualizações.

Durante a Pandemia, Gola teve seu trabalho exibido no prédio da Fiesp na Paulista durante uma Mostra de arte que aconteceu na cidade; levou sua arte para levar novidade à praça Vila Buarque no Centro de São Paulo; e pintou a pista pública de skate na cidade de Itu, criando a obra Irmandade, celebrando a união que o esporte leva às pessoas. Além de artista, também tem uma consagrada carreira publicitária, colecionando mais de 78 leões no famoso Festival de Cannes, assim como já recebeu 11 vezes o Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo. Desde 2018, trabalha como consultor criativo no instituto de saúde mental Ame Sua Mente.


0 comentário

Comments


bottom of page