top of page

Artistas brasileiras retratam lutas e conquistas femininas em exposição no Paço das Artes, em SP


As escritoras brasileiras Maria Firmina dos Reis (esq) e Conceição Evaristo (dir) destacadas em obras da artista rondoniense Paty Wolff na exposição “Nós - Arte e Ciência por Mulheres”


O Paço das Artes, instituição que pertence à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, acaba de anunciar a mostra "Nós - Arte e Ciência por Mulheres". A exposição gratuita acontece até o dia 11 de junho e reúne obras de arte contemporânea de 21 artistas que destacam as lutas, conquistas e o desafiador cotidiano das mulheres na sociedade. Entre as brasileiras, destaque para nomes como Marcela Cantuária, Paty Wolff, Berna Reale, Camila Soato, Yacunã Tuxá, Antonia Dias Leite, Priscila Rooxo, Thatiana Cardoso e Arissana Pataxó.

A narrativa das obras explora a trajetória das mulheres como produtoras de conhecimento, apresentando 60 cientistas, brasileiras e estrangeiras, que foram e ainda são importantes para áreas como medicina, tecnologia, ciências humanas e saúde. Algumas das cientistas homenageadas são a biomédica Jaqueline Goes, a cientista da computação Nina da Hora, a médica Maria Odília Teixeira, a física Marie Curie, a filósofa Sueli Carneiro, a escritora Nísia Floresta e muitas outras.

O destaque fica para a artista Paty Wolff, que fez retratos (fotos acima) das icônicas escritoras brasileiras Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo. Nascida em Rondônia, Paty Wolff é uma artista multifacetada, que transita entre pintura, desenho, ilustração, cerâmica, instalação, escrita, literatura e outras experimentações. Nas obras da exposição, ela fez uso de pintura acrílica e recorte com estilete.

A exposição ainda conta com a iconografia histórica, acervo científico e textos informativos, traçando um panorama que valoriza a presença das mulheres na ciência, ao mesmo tempo que dá luz à histórica invisibilização de suas atuações na sociedade.

Nós – Arte e Ciência por Mulheres é uma mostra coletiva construída pelo coletivo curatorial do Estúdio M’Baraká, formada por Isabel Seixas, Letícia Stallone, Gisele Vargas e Diogo Rezende, e com consultoria da pesquisadora Magali Romero Sá, especializada em História da Ciência.

O evento é uma realização do Estúdio M'Baraká, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com idealização da M’Baraká, patrocínio master da AstraZeneca, apoio do Paço das Artes, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, além de apoio de acervo do Museu do Índio, Museu Nacional Museu de Ciências da Terra / CPRM, Instituto Butantan, Sítio Roberto Burle Marx e Fiocruz.

O Paço das Artes tem apoio institucional da Kapitalo Investimentos na categoria Master; Vivo e Grupo Travelex Confidence na categoria Ouro; e TozziniFreire Advogados na categoria Prata. O apoio de mídia é da JCDecaux, Nova Brasil FM e Alpha FM, e o apoio operacional é do Pestana Hotel Group.


Serviço:

Nós – Arte e Ciência por Mulheres

Até 11 de junho de 2023

Local: Paço das Artes

Endereço: Rua Albuquerque Lins, 1345 - Consolação, São Paulo - SP

Telefone: (11) 4810-0392

Funcionamento: terças a sábados, das 11h às 19h; domingos e feriados, das 12h às 18h.

Ingresso gratuito.

0 comentário

Comments


bottom of page