top of page

Casa Mário de Andrade abre inscrições para formação em "Patrimônio, Memória e Gestão Cultural"

Atualizado: 28 de fev. de 2023


Casa Mário de Andrade - Foto: Luciane de Freitas


O Centro de Pesquisa e Referência do museu Casa Mário de Andrade — equipamento da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis — está com inscrições abertas para o Programa Formativo “Patrimônio, Memória e Gestão Cultural”. Os interessados não precisam ter conhecimento prévio sobre a temática do curso e podem se candidatar até o dia 7 de março, por meio do preenchimento do formulário disponível no site do museu.


A formação, que está em sua 4ª edição, oferece um conjunto de cursos e atividades relacionados à preservação e gestão do patrimônio cultural brasileiro e tem o objetivo de colaborar para a preparação de profissionais da área. A grade curricular é composta pelas disciplinas Patrimônio Cultural: Aspectos históricos e teóricos, que acontecerá às terças-feiras, das 19h às 21h; Gestão do Patrimônio Cultural; que será às quintas-feiras, das 19h às 21h; e Estudos de casos, pesquisa e orientação de trabalhos, aos sábados, das 10h às 13h. Além do evento anual Encontro de Museus-Casas Literários — atividade que reúne instituições com perfil de museu-casa e ligadas a personalidades da literatura — em que os alunos do curso deverão participar.


O corpo docente do curso é composto por especialistas da área de patrimônio e gestão cultural, entre eles, Fernando Atique, professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde ministra as disciplinas de História, Espaço e Patrimônio Edificado, e Marilúcia Bottallo, doutora em Ciências da Informação, mestre em Artes e museóloga formada pelo Instituto de Museologia de São Paulo da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), com Especialização em Documentação Museológica e Gestão Institucional.


Compõem também o curso, à frente da disciplina Estudos de casos, pesquisa e orientação de trabalhos, a historiadora, Cecília Machado, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-graduada em Museologia pela FESPSP, e Nádia Silva Lima, licenciada em História pela Universidade Nove de Julho, com formação técnica em Museologia pela ETEC Parque da Juventude e educadora no Espaço Memória Carandiru.


Mário de Andrade e Gestão Cultural


O curso, que abre inscrições para novas turmas anualmente, tem relação com a trajetória do poeta Mário de Andrade. Além de escritor, o patrono do museu também teve duas experiências marcantes no serviço público, como Diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, entre 1935 e 1938, e colaborador do SPHAN - Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do governo federal, do qual redigiu o anteprojeto de criação. Mário de Andrade foi o primeiro Secretário de Cultura do país.


O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 14 de março e os candidatos aprovados em primeira chamada serão informados por e-mail. O início das aulas está previsto para o dia 18 de abril. Mais detalhes sobre a formação e o processo seletivo podem ser encontrados aqui.


Serviço

Programa Formativo “Patrimônio, Memória e Gestão Cultural”

Mensalidade gratuita

Inscrições: Até 7 de março de 2023

Como se inscrever: Preencher o formulário disponível no site do museu e enviá-lo juntamente com uma carta de intenção e o currículo do candidato para o e-mail da Casa Mário de Andrade.

Resultado do processo seletivo: 14 de março de 2023

Início das aulas: 18 de abril de 2023

Taxa única de matrícula para os aprovados no programa: R$ 300,00

0 comentário

Comentários


bottom of page