top of page

CEU Paraisópolis recebe programa inédito da CowParade até 20 de dezembro

O Centro Educacional Unificado (CEU) de Paraisópolis, comunidade da cidade de São Paulo com mais de 120 mil moradores, recebe programa inédito no Brasil da CowParade, considerado o maior evento de arte urbana do mundo. Com o propósito de promover o acesso à arte e à cultura e incentivar a curiosidade e a criatividade nas escolas, em regiões periféricas, a primeira edição do programa CowParade nas Escolas – Arte que Transforma contempla oficinas de arte imersivas, exposição gratuita e leilão beneficente em prol do CEU e do Favela Music Arte e Cultura, frente cultural do G10 Favela e um dos apoiadores da iniciativa.



Crédito: Divulgação

Com curadoria do coletivo SHN e participação de artistas de arte urbana - Caps, Fefe Talavera, IconeK, Mari Mats e Sosek - a CowParade Paraisópolis marca o início desse novo circuito artístico e poderá ser conferida até o dia 20 de dezembro. A exposição traz 10 esculturas de vaca, criadas durante as oficinas imersivas, realizadas no CEU. Manifestações artísticas que unem talento, técnicas diferenciadas, uma profusão de cores e a alegria contagiante dos alunos, encantados com as descobertas do fazer artístico, na prática. Além de conhecer as principais técnicas usadas na arte de rua como desenho, pintura, colagem, estêncil e carimbo, as dinâmicas permitiram a imersão na construção artística, propondo novas descobertas no ambiente ao qual os participantes pertencem.


De acordo com João Paulo Martins, gestor do CEU Paraisópolis, o projeto integra o calendário de atividades educativas extracurriculares da instituição e impactará toda a comunidade, direta ou indiretamente. “Acredito que para o CEU ter a oportunidade de receber as oficinas e promover o acesso e vivência da construção do fazer artístico é de suma importância para nós. Além da possibilidade do acesso à arte e à cultura no ambiente ao qual os participantes pertencem, é mais um passo para que se tornem agentes de transformação nos âmbitos educacional, social e cultural do território”, afirma Martins.


Para Eduardo Saretta, um dos artistas integrantes do Coletivo SHN, o programa proporciona aos participantes a oportunidade de vivenciar uma jornada completa na produção de arte de rua. Com presença de artistas e mão na massa. Do conteúdo teórico até a criação das obras de arte. “`Nossa missão foi juntar uma turma com experiencia em transmitir boas ideias e atuação reconhecida na cidade, apresentar diversas habilidades adquiridas no universo da rua e da arte e tornar acessível para os alunos através de uma vivência e atividade”, acrescenta o curador.


Serviço: Exposição COWPARADE PARAISÓPOLIS Quando: 18 de novembro a 18 de dezembro Horário: Segunda a sexta, das 7h às 22h/ Sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h Onde: CEU Paraisópolis - R. Dr. José Augusto de Souza e Silva, S/N - Jardim Parque Morumbi Quanto: Gratuito - Aberto ao público em geral

0 comentário

Comments


bottom of page