top of page

Como os filmes de animação indicados ao Oscar podem contribuir para o diálogo em família

Atualizado: 31 de jan. de 2023


imagem: reprodução de Pinóquio, de Guilherme Del Toro (Netflix)


A cerimônia do Oscar acontece no dia 12 de março, até lá o período das férias pode ser aproveitado por pais e responsáveis para maratonar as animações que concorrem a estatueta. Segundo os especialistas a atividade contribui para o diálogo em família.


Para a Psicóloga Bianca Ferreira Larangeira, do Marista Escola Social Ecológica, a arte de assistir a um filme é uma abertura para que assuntos possam ser conversados em casa. “Ao ver os personagens de um desenho animado passando por momentos difíceis, ou vivendo alguma tristeza, a criança pode se sentir à vontade para falar sobre algo que sentiu, esse distanciamento da história que está passando na TV ou no cinema, auxilia que os pais e responsáveis possam perguntar, se ele já passou por isso, ou se já viu alguma situação semelhante”, revela.


Bianca ainda reforça que para esse diálogo ser criado, é preciso um ambiente favorável. “Ao invés de cada membro da casa assistir ao desenho no seu celular, porque não criar um ambiente na sala, em que todos possam assistir, essas memórias também vão contribuir para o acolhimento dos assuntos conversados”, reforça.


A especialista trouxe uma análise sobre como os filmes de animação indicados pelo Oscar deste ano podem contribuir no diálogo entre todos da família.


Confira!


Pinóquio, de Guilherme Del Toro (Netflix)


O boneco e o um grilo falante são os principais personagens da história, que continua com a mesma base original, em que o nariz do personagem cresce, a cada mentira contada, porém a essência da mensagem muda. O filme ensina um pouco sobre liberdade e aceitação e sobre não aceitar situações de opressão.


O Gato de Botas 2 - O Último Pedido (Cinemas)


Em Gato de Botas 2: O Último Pedido, O Gato de Botas descobre que sua paixão pela aventura cobrou o preço: por conta de seu gosto pelo perigo e pelo desrespeito à segurança pessoal, ele queimou oito de suas nove vidas. Com apenas uma vida restante, o Gato precisa pedir ajuda para uma antiga parceira - que atualmente é sua rival e inimiga mortal, Kitty Pata Mansa - para continuar vivo.


Red - Crescer é uma Fera (Disney +)


A protagonista de Red se transforma em um panda vermelho gigante toda vez que sente uma forte emoção. A animação da Pixar fala sobre a adolescência e todas as suas mudanças, sendo uma boa contribuição para os familiares que estão com crianças próximas a este período.


A Fera do Mar (Netflix)


A história retrata um mundo em que monstros marinhos povoam os oceanos e a tarefa de eliminá-los é heróica. É nessa realidade que os caminhos de Maisie, uma órfã cheia de energia que perdeu ambos os pais para uma criatura marítima, e Jacob, um jovem e talentoso marinheiro, se encontram para viver suas aventuras.


Marcel the Shell With Shoes On (“Marcel, a concha de sapatos”, em tradução livre) - (Cinemas)


Marcel é uma concha de um centímetro de altura, que calça tênis e vive com sua avó Connie e seu fiapo de estimação, Alan. Antes parte de uma extensa comunidade de conchas, eles agora vivem sozinhos como os únicos sobreviventes de uma misteriosa tragédia. A vida dessa pequena família muda quando um documentário sobre eles é publicado e surge uma chance de reencontrar a família perdida.


0 comentário

Comments


bottom of page