top of page

Dia de Iemanjá é celebrado no Curta! com filme sobre a festa para a Orixá


Oferendas na Festa de Iemanjá em Salvador (Crédito: Divulgação/Curta!)


O canal Curta! acaba de anunciar a chegada do documentário “Festa de Iemanjá”, que conta as histórias relacionadas aos festejos em homenagem a Iemanjá em Salvador, das origens aos fatos curiosos. O conteúdo que vai ao ar às 19h do dia 02 de fevereiro, data de celebração à Orixá - trata sobre tradição versus transformação, pertencimento, cultura, ancestralidade e fé.


Este ano completa 100 anos desde que um grupo de pescadores resolveu enviar suas oferendas através das ondas do mar da praia do Rio Vermelho, na capital baiana. Em 2020, conquistou registro especial como Patrimônio Cultural de Salvador.


Dirigido por Fabíola Aquino, o filme retrata a história dessa festa popular repleta de simbolismos herdados da África, mas devidamente incorporados e adaptados pela cultura baiana.


O documentário reúne depoimentos de devotos, frequentadores da festa, pescadores, líderes religiosos, além de pesquisadores e especialistas de diversas perspectivas. São pessoas de origens e idades diferentes. Algumas frequentam as festividades há décadas e outros chegaram recentemente —configurando uma nova geração de adeptos.


O filme também estará disponível em streaming através do Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessado pela ClaroTV+ e pelo site CurtaOn.com.br.

0 comentário

Comments


bottom of page