Um estudo recente da Universidade de East Anglia revelou um dado alarmante sobre os impactos do Diabetes no mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa, os indivíduos com a doença podem ter seu desempenho profissional prejudicado, além de enfrentarem dificuldades para conseguir ou manter um emprego. Diante deste cenário, a tecnologia aparece como um importante aliado no acompanhamento e monitoramento da doença. Um exemplo é o Programa de Crônicos, da HealthBit, startup brasileira de tecnologia do segmento de saúde, que identifica desafios relacionados à saúde populacional dentro das empresas, provê estrutura para a solução, verifica custos médicos e descobre oportunidades de melhorias no sistema como um todo.
O programa da Healthtech acompanha pessoas diagnosticadas com diabetes e outras doenças crônicas, e consegue visualizar cenários de melhorias, identificar grupos específicos e acompanhar os casos graves e crônicos. E isso só é possível devido a sua integração com a Atenção Primária à Saúde (APS), que complementa e potencializa o cuidado contínuo com os colaboradores. A efetividade do programa já foi comprovada quando um colaborador apresentou melhorias significativas em seu estado de saúde após apenas 3 meses de acompanhamento..
Bárbara Bacan, enfermeira e coordenadora de Programas de Saúde da HealthBit explica que no primeiro atendimento, o colaborador relatou que tinha crises de asma, Diabetes tipo I e logo foi identificado que ele estava com sobrepeso (IMC de 27), além de não ingerir quantidade adequada de água e estar com pressão alta. "Em apenas 3 meses de acompanhamento, ele conseguiu perder 8kg com nosso auxílio”, relata.
Para oferecer um cuidado completo, a equipe de saúde da HealthBit realizou um levantamento do histórico médico do colaborador, identificando suas principais queixas, além de uma análise sobre seus hábitos de vida. A partir dessa avaliação, foi feito um acompanhamento contínuo com enfermeiros, desenvolvendo um plano personalizado adaptado à gravidade de seu quadro.
Este monitoramento é realizado mensalmente e dá suporte para que o indivíduo se comprometa com as metas e combinados estabelecidos ao longo dos atendimentos. “Com o nosso apoio, ele relatou que está conseguindo cuidar das suas crises de asma, aumentou a ingestão hídrica e aumentou a atividade física. Ele sente-se bem com seus cuidados e agradece pelo incentivo e acompanhamento”, finaliza.
Murilo Wadt, Diretor Geral da HealthBit conclui dizendo que o objetivo deste Programa de Crônicos é ajudar empresas a cuidarem da saúde dos colaboradores que convivem com condições crônicas de saúde, por meio da inteligência de dados, que permitem melhores tomadas de decisões e um acompanhamento mais efetivo e dedicado.
Sobre a HealthBit
A HealthBit é uma healthtech, startup brasileira de tecnologia do segmento de saúde, que identifica desafios relacionados à saúde populacional dentro da empresa, provê estrutura para a solução, verifica custos médicos e descobre oportunidades de melhorias no sistema como um todo.
Com foco em trazer uma gestão de saúde ativa e direta, otimizando o bem-estar dos colaboradores e auxiliando a empresa a reduzir custos e melhorar seus resultados por meio da inteligência em saúde, desde 2021, a HealthBit faz parte da RD Saúde, maior rede de farmácias do Brasil, e, atualmente, gerencia mais de 1,7 milhões de vidas e trabalha com mais de 300 empresas líderes de diversos setores, como telecomunicações, farmacêuticas, tecnologia, energia, bens de consumo, entre outros.
Comments