“Dicas para sofrer em paz” ganha nova temporada a partir de 5 de junho no Teatro Ipanema
- Redação
- há 2 dias
- 3 min de leitura
Com atuação e idealização de Lulu Carvalho, peça tem direção de Ana Carolina Sauwen
Montagem foi indicada ao Prêmio do Humor 2025 nas categorias performance, direção e texto

“Dicas para sofrer em paz” leva para o palco do Teatro Ipanema reflexões bem-humoradas sobre os impactos da precarização do trabalho na saúde mental da população. Em cena, Lulu Carvalho dá vida a duas personagens: uma gerente de recursos humanos de uma big tech e uma atriz desconhecida que tenta viver da arte. A partir dessas duas situações distintas, o espetáculo fala sobre a incessante busca pelo sucesso profissional, desempenho, autoexploração e políticas neoliberais. A peça ganha nova temporada de 5 a 29 de junho de 2025, com apresentações de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h. A direção é de Ana Carolina Sauwen, que também divide a dramaturgia com Lulu Carvalho.
Com muito humor e ironia, “Dicas para sofrer em paz” transporta o público para um processo seletivo para uma disputada vaga numa empresa de tecnologia. O que parece o emprego dos sonhos, na verdade revela um sistema opressivo, com altas demandas de produtividade, condições dúbias e pouca seguridade. A peça teve sua primeira temporada realizada no Sesc Copacabana, em 2024. A produção foi indicada ao Prêmio do Humor 2025 nas categorias performance (Lulu Carvalho), direção (Ana Carolina Sauwen) e texto (Ana Carolina Sauwen e Lulu Carvalho).
O espetáculo parte do diálogo entre a palhaçaria, o teatro, a performance e múltiplas técnicas relacionadas para refletir sobre consciência de classe, exaustão, cansaço e outras consequências da flexibilização das relações laborais. A comédia conta com a participação (em dias alternados) dos atores Jeffinho Farias, Nitai e Pedro Fernandes que, a partir de suas vivências como pessoas com deficiência, trazem para a cena ponderações sobre o capacitismo e sobre a exploração da imagem de PCDs no mundo corporativo para passar uma falsa impressão de inclusão e acessibilidade.
“A peça fala sobre saúde mental num mundo em que somos empurrados a produzir cada vez mais e dar conta de demandas impossíveis. Estamos exaustos, mas ao mesmo tempo temos que demonstrar contentamento. Somos levados a explorarmos a nós mesmos, sermos algozes e vítimas de um sistema falido. Buscamos o humor para falar sobre isso”, explica Lulu Carvalho.
“Dicas para Sofrer em Paz” é um dos desdobramentos da pesquisa em palhaçaria de Lulu Carvalho, atriz, palhaça, professora de teatro e mestre em Artes Cênicas que aborda as relações profissionais contemporâneas de forma cômica, refletindo sobre os impactos da precarização do trabalho. O espetáculo dialoga com as reflexões do filósofo Byung-Chul Han em “Sociedade do Cansaço”.
“O espetáculo tem uma estética high tech, com cores alegres e vibrantes, que favoreceriam a liberação de dopamina no cérebro, recurso usado nas corporações para que as pessoas trabalhem felizes. Mas, na verdade, tudo é uma grande exploração disfarçada de um ambiente agradável e instagramável”, explica a diretora Ana Carolina Sauwen. “A identificação do público com a temática da peça é imediata, independente da profissão. É engraçado e ao mesmo tempo angustiante porque a plateia ri e, ao mesmo tempo questiona ‘gente, eu vivo isso?’”, completa.
Ficha técnica:
Atuação e idealização: Lulu Carvalho
Direção: Ana Carolina Sauwen
Elenco convidado: Pedro Fernandes, Jeffinho Farias e Nitai
Dramaturgia: Ana Carolina Sauwen e Lulu Carvalho
Direção musical: Kauan Scaldelai
Preparação vocal: Junio Duarte
Figurino: Flavio Souza
Cenário: Elsa Romero
Iluminação: Juliana Moreira
Produção executiva: Fernanda Klen
Assessoria de imprensa: Catharina Rocha e Paula Catunda
Gestão de mídias sociais: Julia Vita
Fotografia: Dalton Valério
Contadora: Elizabete Arruda
SERVIÇO
Espetáculo: “Dicas para sofrer em paz” Temporada: de 5 a 29 de junho Dias e horários: de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h Local: Teatro Ipanema – Rua Prudente de Morais 824. Tel.: 2523-9794 Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$30 (meia). Funcionamento da bilheteria: de terça a sábado, das 14h às 22h. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 70 min.
Instagram: @dicasparasofrerempaz
|
Commentaires