top of page

Eduardo Kobra dará palestra em Harvard pela primeira vez


Eduardo Kobra
crédito Renan Roberto

Pela primeira vez, o artista plástico Eduardo Kobra levará ao Brazil Conference, principal conferência realizada pela comunidade brasileira fora do país, em Harvard & MIT, nos Estados Unidos, uma bagagem repleta de conhecimento sobre o movimento street art. No painel “Murais que protestam e transformam”, o muralista vai comentar como a arte de rua pode transformar espaços urbanos e provocar reflexões sociais. A palestra acontecerá na tarde do próximo dia 6, no campus de Harvard.


Com 37 anos de carreira e murais em mais de 40 países, em cinco continentes, Kobra vai falar, também, sobre a criatividade e o processo de desenvolvimento das obras. O painel pretende inspirar alunos de Harvard & MIT, de diversas faculdades norte-americanas e brasileiras, além de empresários e executivos.


Segundo o artista, o convite para palestrar na universidade mais prestigiada do mundo provoca uma reflexão e lembrança sobre a sua história e os desafios enfrentados. “Sou autodidata e tenho uma formação completamente nas ruas, sofrendo todo tipo de dificuldade e fazendo renúncias a caminhos que foram apresentados, como o do crime e das drogas. Apesar de ser autodidata, desde o início eu pesquisei, me esforcei, estudei, evoluí e busquei aperfeiçoar o meu trabalho, que sempre foi o meu objetivo. Agora, a recompensa é gigantesca”, comenta Kobra.


Realizado anualmente desde 2015 por estudantes, pesquisadores e professores brasileiros, o evento promove debates sobre temas diversos como ciência, política, economia, cultura, entre outros. O encontro tem como objetivo proporcionar conexões e fomentar mudanças positivas para o Brasil. A iniciativa vai de encontro ao trabalho de Kobra em prol da valorização da arte e da educação.


O artista já participou de outras palestras em instituições de ensino – entre elas, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo (SP), em 2022, e a Fundação Assis Gurgacz (FAG), em Cascavel (PR), no ano passado. Também em 2023, ele palestrou no Rio Innovation Week, maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, que acontece no Rio de Janeiro.


Recentemente, Kobra esteve no Smart City Expo, encontro dedicado ao debate sobre cidades inteligentes, em Curitiba (PR). Na mesma cidade, o artista plástico já havia feito uma apresentação no ConversArte 2022, evento voltado à produção artística nacional.


0 comentário

Comments


bottom of page