top of page

Especialistas se reúnem em São Paulo para discutir o uso da Cannabis Medicinal


Os avanços, pesquisas e polêmicas científicas quanto a eventuais benefícios do tratamento com cannabis medicinal para um espectro amplo de doenças foram incontáveis e importantes em anos recentes. Debater os prós e contras do uso de canabinoides, aprofundar estudos, somar evidências são desafios para este 2024, cabendo à classe médica papel relevante, inclusive explorando as potencialidades nas diversas especialidades. Com tal intuito, a cidade de São Paulo receberá a 3ª edição do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal (CBCM), de 23 a 25 de maio, no Expo Center Norte.


Serão mais de 24 horas de conteúdo em apresentações de 100 professores reconhecidos como referências em cannabis medicinal no território nacional e no exterior. A grade do Congresso é abrangente e passa por especialidades diversas. Traz temas como saúde da mulher madura: papel da cannabis na saúde hormonal; adoção no Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de síndromes; as novas fronteiras do transtorno do espectro autista (TOD, TDAH); inovação no tratamento de doenças degenerativas; uso terapêutico da cannabis na obesidade; avanços do tratamento das epilepsias refratárias.


O evento também traz discussões essenciais relacionadas ao projeto de lei (PL 5511/2023) de regulamentação do uso medicinal da cannabis, em trâmite no Congresso Nacional. A autora do PL, senadora Mara Gabrilli, afirma que a ideia é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, autorize o cultivo, fiscalize e registre os medicamentos produzidos com a planta.


A proposta - que seria um marco legal para utilização em saúde, estabelecendo, entre outros aspectos, normas para o cultivo e importação de cannabis e de produtos à base da planta para fins medicinais, de uso humano e veterinário - aguarda designação de relator na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).


O CBCM é o principal congresso da América Latina de caráter científico e profissional. Para 2024, é aguardada uma audiência próxima a 1.200 congressistas, entre médicos, pesquisadores, empresários, quadros das demais áreas da saúde, estudantes, entre outros.


Os módulos do CBCM são divididos nos seguintes assuntos:

 

Quinta-feira, 23 de maio 2024


VetCannabis – O módulo aprofunda conhecimentos em medicina veterinária e cannabis, abordando pautas jurídicas, integração com a Medicina Veterinária Integrativa e uso em animais de produção, fomentando debates sobre tendências e casos clínicos.


Business Cannabis – Discute as oportunidades de negócios globais com a cannabis, focando nas perspectivas brasileiras e da América Latina, compreendendo desafios legislativos e regulatórios.


Sexta-feira, 24 de maio 2024


Medcannabis: Sistema Endocanabinoide - O módulo explora o sistema endocanabinoide, sua interação com fisiologia, farmacologia e aplicações, destacando tratamentos com psicodélicos e discussão de casos clínicos.


Agro & Tech Cannabis - O módulo aborda a produção agrícola da semente ao produto final, destacando desafios da cannabis medicinal e do cânhamo industrial, incluindo rastreabilidade e tecnologia de extração para inovação no mercado brasileiro.


Sábado, 25 de maio 2024


Medcannabis: Especialidades – O módulo aprofunda em especialidades médicas, abordando temas como interação medicamentosa, estética e doenças neurológicas, além de discussões de casos clínicos.


Odonto Cannabis – O módulo dedicado à odontologia apresenta um panorama das doenças odontológicas tratáveis com cannabis, além de promover a discussão de casos clínicos para facilitar diagnóstico e prescrição segura, alinhada à regulamentação odontológica.


Medical Cannabis Fair



O CBCM ocorre em paralelo à Medical Cannabis Fair, principal feira profissional e científica da América Latina sobre o uso medicinal da Cannabis. Os congressistas que adquirem os ingressos para o CBCM têm passe livre para os 3 dias da feira, que também ocorre no Expo Center Norte.



Agende-se e inscreva-se

3º Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal (CBCM)

Local, Expo Center Norte

Data, 23, 24 e 25 de maio de 2024

Horário, das 9h às 19h30

Informações detalhadas em


Medica Cannabis Fair – 3ª edição

Local, Expo Center Norte

Data, 23, 24 e 25 de maio de 2024

Horário, das 9h às 19h30

Informações detalhadas em

0 comentário

Comments


bottom of page