top of page

Espetáculo inspirado na África do Sul terá duas apresentações no Quintal do Sesc Ipiranga

Atualizado: 1 de fev. de 2023


Crédito: Eduardo Ducks


Nos dias 4 e 5 de fevereiro, às 16h, o Sesc Ipiranga, em São Paulo, recebe o Gumboot Dance Brasil. O grupo traz a capital paulista, o espetáculo Yebo, que aborda a exploração, tanto das minas como dos povos levados para extração de minério.


A partir das batidas nas botas de borracha é criado um dialeto sonoro em uma alegre encenação percussiva. Ou seja, a dança é responsável pela produção sonora.


O Gumboot dance (dança de botas de borracha) é uma dança popular criada pelos trabalhadores das minas no século XIX, na África do Sul. Homens negros, com sua a força de trabalho explorada por senhores estrangeiros, esforçavam-se para conquistar riquezas que jamais tomariam para si. Ao mesmo tempo em que expunham suas vidas ao risco, distante de suas aldeias e famílias cavando buracos cada vez maiores, em que ficavam enterradas suas histórias, suas memórias e suas vozes.


Sobre o Gumboot Dance Brasil


O Gumboot Dance Brasil foi criado em 2008, a partir da pesquisa do bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira, que atuou na Cia. TeatroDança Ivaldo Bertazzo por oito anos, onde conheceu a dança Gumboot por meio do grupo Kholwa Brothers, da África do Sul. Interessado na pesquisa sobre Gumboot foi à África do Sul para intensificar sua pesquisa e no seu retorno ao Brasil, formou o Grupo Gumboot Dance Brasil, que desde então tem rodado por diversas cidades apresentando e ensinando a técnica sendo o único grupo do país e um dos poucos do mundo a pesquisar essa dança.


Serviço

Quintal | YEBO

Gumboot Dance Brasil

04 e 05 de fevereiro, sábado e domingo, às 16h.

Rua Bom Pastor 822, São Paulo, SP

Livre. Gratuito. Sem retirada de ingressos.



0 comentário

Comentarios


bottom of page