top of page

Exposição Epicentro Bixiga, em São Paulo, reconstitui e articula as diversas memórias sociais de um território que mantém suas raízes ancestrais vivas


A partir de 23 de junho, o Memorial Dom Orione, em São Paulo, inaugura a exposição inédita , “Epicentro Bixiga”, com o objetivo de apresentar o bairro do Bixiga e sua população, através de cenografia e painéis. A visitação é gratuita.


Idealizada pela produtora Dani Correa e financiada pela Fundação Nacional das Artes, a FUNARTE, a exposição é dividida em três momentos: Bixiga Italiano, Bixiga Solo Negro e Bixiga é o Nordeste. O conceito curatorial ficou a cargo de Rico Malta e o responsável pela pesquisa foi Lucas Almeida. Já o projeto expográfico é fruto do trabalho da premiada cenógrafa Paula de Paoli.


A exposição, uma realização das Obras Sociais Nossa Senhora Achiropita, foi

montada no piso superior do Memorial e conta com uma instalação imersiva, educativa e lúdica, reunindo painéis, banners, objetos, biombo, varal expositivo e uma cenografia que reconstitui e articula as diversas memórias sociais de um território que mantém suas raízes ancestrais vivas.


A mostra oferece uma imersão na história do bairro e transita nos achados do Sítio Arqueológico do Quilombo Saracura, a cada edição da Festa de Nossa Senhora Achiropita, nas celebrações inculturadas da Pastoral Afro Achiropita, em cada produto comercializado nas casas do norte/nordeste presentes nas mesas dos moradores, nos ensaios de rua da escola de samba Vai-Vai, nas quermesses das vilas e nos aromas e sabores das cantinas italianas e dos restaurantes nordestinos espalhado pelo local. Também não esquece das pequenas mercearias, com anúncios escritos à mão, “chegou o requeijão do Ceará”, “chegou o queijo da Bahia”, e da famosa feijoada distribuída na Festa de Ogum e os diversos doces entregues nas Festas dos Santos Cosme e Damião pelo bairro.


O projeto, ainda, contemplou um Curso de Formação de Monitores Culturais, durante um período de 3 meses e jovens do bairro tiveram acesso a um conteúdo rico e foram instrumentalizados à conduzir uma exposição. Três dos participantes do curso foram contratados como estagiários e terão a oportunidade de testar seus conhecimentos e dar continuidade ao aprendizado durante o período em que a "Exposição Epicentro Bixiga" ficará em cartaz.


EPICENTRO BIXIGA


Exposição: A partir de 23 de junho até o dia 15 de setembro/24 Horários sábados e domingos meses de Junho e Julho: das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00

Mês de agosto - Festa da Achiropita

Horários: sábados e domingos das 10h às 12h e das 14h às 22h.

Local: Memorial Achiropita Orione no Bixiga- Rua 13 de Maio, 432

Classificação Indicativa: Livre Entrada Franca

Visitas monitoradas (realizar agendamento prévio através do telefone (11) 97642-1134

Escolas e instituições Grupos

0 comentário

Comments


bottom of page