top of page

Fábricas de Cultura, em SP, celebram o Mês da Mulher com shows, exibição de filme e festivais

Atualizado: 21 de mar. de 2023


crédito: divulgação


Em março, as Fábricas de Cultura - programa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis - irão destacar a presença feminina na música para celebrar o Mês da Mulher. Toda programação é gratuita e acontecerá nas unidades das zonas Norte e Sul, Diadema e Osasco (Região Metropolitana).


Confira os destaques:

No Capão Redondo, a equipe de Biblioteca aproveita o Mês da Mulher para falar sobre a Copa do Mundo Feminina com a atividade Donas da Bola. No dia 21, terça, às 14h30, o público poderá conhecer mais sobre as boleiras que arrasam dentro e fora de campo, e depois irão confeccionar mini pebolim só com jogadoras.

Também há espaço para o Cine Fábrica que exibirá o filme Chega de Fiu Fiu, dirigido por Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão, na Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco no dia 22, quarta, às 14h. A produção narra a história de Raquel, Rosa e Teresa, moradoras de três cidades brasileiras que, por meio de ativismo, arte e poesia, resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público.

Já pelo canal do YouTube das Fábricas de Cultura o público poderá assistir ao show Afluentes da cantora e compositora Camila Trindade, que será transmitido dia 22, quarta, às 17h. Trindade faz referências ao sagrado e à ancestralidade africana e afro-brasileira levando o entendimento da força que envolve a união entre mulheres.

Misturando pop, rock e sertanejo, Nanda Brandão apresenta o show Das Coisas que Ouvi, Vivi e Escrevi no dia 23, quinta, às 15h, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. Participarão como convidados as musicistas Bruna Thielle e Marília Cruz, da DuoMany, e a baixista Dani Policastro.

Os fãs de podcast podem adicionar mais um às suas listas: o PodTudo!PodTudo? das Bibliotecas das Fábricas de Cultura. Disponível no Soundcloud com publicação mensal, o podcast debate temas variados. Dia 24, sexta, às 10h, vai ao ar o episódio 33: E eu não sou uma mulher?, em referência ao discurso de Sojourner Truth e do livro de mesmo nome de Bell Hook, sobre os preconceitos sociais enfrentados por mulheres, feminismo e atualidade.

Outra opção de atividade para o dia 24, mas às 18h30, é a apresentação da cantora Carol Nascimento junto com a banda Boca de Axé, formada por instrumentistas negros, na Fábrica de Cultura Jaçanã. O show irá exaltar a memória ancestral do povo negro por meio batuques, jongos, pagodes, mumunhas, catimbas e das músicas autorais de Nascimento.

A cultura negra segue em debate na Fábrica de Cultura Brasilândia com a atividade Onde estão as Mulheres Negras no Dia 8 de Março?, organizada pela equipe de Biblioteca, no dia 24, às 14h. A partir do livro “A liberdade é uma luta constante”, de Angela Davis, o público irá refletir sobre o dia 8 de março por meio da luta de mulheres negras.

Em parceria com a Three Green Hearts e a Sabot, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís realiza o Festival de Rock Elas na Cena no dia 25, sábado, a partir das 18h. O evento celebra o Mês da Mulher e o Aniversário da Fábrica, além de contar com a participação das bandas lideradas por mulheres: Hatefulmurder, Manager Cadavre e Cras.

Na Região Metropolitana, a Fábrica de Cultura Diadema promove o Festival Afirma Mulher para marcar as comemorações do mês. Dia 26, domingo, das 14h às 18h, o público poderá aproveitar aulas abertas de dança, espaço de bem-estar e estética, espaço kids com intervenção teatral e bate-papos. Entre os destaques estão: aula aberta de Twerk, dança estadunidense de matriz africana ministrada pelo projeto Twerk na Quebrada; e a apresentação de sound system com o melhor do reggae music produzido pelo grupo Feminine Hi-Fi e por Mumma Powah. Confira a agenda completa no site.


O último show do mês será em homenagem ao Dia Internacional da Visibilidade Trans (31/03). Na sexta, às 19h, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís convida Malka Julieta e Venus Garland, referências da música eletrônica, para uma apresentação ao vivo.


Serviço

Programação gratuita


Fábrica de Cultura Brasilândia

Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300


Literatura

ONDE ESTÃO AS MULHERES NEGRAS NO DIA 8 DE MARÇO? COM EQUIPE DA BIBLIOTECA

24/3, sexta-feira, das 14h às 15h30 | maiores de 12 anos

Presencial na unidade


Fábrica de Cultura Capão Redondo

Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240


Cultura Geral

DONAS DA BOLA COM EQUIPE DA BIBLIOTECA

21/3, terça-feira, 14h30 às 16h

Presencial na unidade.


Música

AFLUENTES DE CAMILA TRINDADE

22/3, quarta-feira, às 17h | Atividade Livre

Online | YouTube


Fábrica de Cultura Diadema

Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro -- Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180


Literatura

PODCAST PODTUDO!?: EP. 33 E EU NÃO SOU UMA MULHER?

Com Equipe Biblioteca e Convidada

24/3, sexta-feira, às 10h | maiores de 12 anos

Online | SoundCloud


Música

FESTIVAL AFIRMA MULHER

26/3, domingo, das 14h às 18h | Livre

Presencial na unidade


Fábrica de Cultura Jaçanã

Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010


Música | Estúdios

IDEIAS E SONS COM CAROL NASCIMENTO E A BOCA | MÊS DAS MULHERES

24/3, sexta-feira, às 18h30 | Livre

Presencial na unidade


Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530


Música

ANIVERSÁRIO DA FÁBRICA: FESTIVAL DE ROCK "ELAS NA CENA" [MÊS DA MULHER]

Com Hatefulmurder, Manger Cadavre e Cras

25/3, sábado, às 18h | Livre

Presencial na unidade


Música

SHOW MALKA JULIETA E VENUS GARLAND | MÊS DA VISIBILIDADE TRANS

31/3, sexta-feira, 19h | Livre

Presencial na unidade


Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco

Endereço: Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale -- Osasco | Tel: (11) 3689-7600


Cinema

CINE FÁBRICA APRESENTA O FILME: CHEGA DE FIU FIU

22/3, quarta-feira, às 14h | Livre

Presencial na unidade


Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Música

SHOW “DAS COISAS QUE OUVI, VIVI E ESCREVI” COM NANDA BRANDÃO

23/3, quinta-feira, às 15h | Atividade Livre

Presencial na unidade

0 comentário

Comments


bottom of page