top of page

Festival do Futuro: shows, cortejo popular e muita gastronomia na festa de posse do presidente Lula


Arte: Divulgação


No dia 1º de janeiro - em Brasília, no Distrito Federal - acontece o Festival do Futuro, festa popular que celebra a posse do presidente Lula. A programação tem início às 10h, na Esplanada dos Ministérios, com diversas atrações, entre manifestações artísticas, shows e muita gastronomia. As apresentações culturais serão realizadas em dois horários: das 10h às 13h e recomeçando às 18h30. Durante a tarde, o público poderá acompanhar a transmissão da posse oficial em telões instalados na área do festival.


O festival será aberto por um cortejo popular, um panorama das culturas populares e tradicionais brasileiras em


múltiplas manifestações. Ao longo de 60 minutos, o cortejo vai passear pelas culturas populares e tradicionais brasileiras em múltiplas manifestações. Entre elas: o toré, o bumba meu boi, o afoxé, maracatus, fanfarras, violeiros, grupos de capoeira, samba rural, blocos de frevo, blocos de Carnaval, blocos Afros, povos originários, povos de matrizes africanas e fazedores de culturas populares. (Pedra Fundamental | Foto - Divulgação)


Às 11h, o palco Elza Soares recebe o grande espetáculo "Brasília, Capital de Todos os Ritmos". A inspiração é a capital federal, que nasce da participação de povos que migraram de todos os cantos do Brasil e que vibra com MPB, pop, samba, rock, sertanejo, maracatu, reggae, rap, funk e outros ritmos. O show traz um variado repertório, com diversos ritmos e canções representativas de expressões culturais do nosso país. A isso se somam algumas canções latino-americanas marcantes, pois, nas palavras dos organizadores, “celebrar a posse do nosso Presidente é o desejo de povos de todo o nosso continente”.


Ao todo são seis DJs, dois poetas, 27 intérpretes e 35 músicos.


Shows


Os shows acontecem a partir das 10h, nos palcos montados exclusivamente para a festa: Elza Soares e Gal Costa. Entre os artistas, destaques para Pabllo Vittar, Fernanda Takai, Paulo Miklos, Johnny Hooker, Drik Barbosa, Kléber Lucas, Baianasystem, Gaby Amarantos, Chico César, Odair José, Martinho da Vila, Maria Rita, Zélia Duncan, Valesca Popozuda e muito mais.


Confira os horários dos shows:


Palco Elza Soares

11h- Show "Brasília, Capital de Todos os Ritmos"

18h30 - Show "Futuro Ancestral"

Participações: Drik Barbosa, Marissol Mwab, Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael, Rappin Hood, Salgadinho E Gog.

20h55 - Show "Amanã Vai Ser Outro Dia"

Direção Musical: Itamar Assiere

Participações: Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho Da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Rogeria Holtz, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan E Delacruz

00h10 - Show Gaby Amarantos Convida: Aíla, Kâe Guajajara E Jaloo

02h10 - Show Pabllo Vittar Convida: Lukinhas E Urias


Palco Gal Costa

12h30 - Show Kleber Lucas Convida: Clóvis Pinho, Leonardo Gonçalves, Mn Mc E Sarah Renata

15h50 - Show Juliano Maderada e Banda

19h40 - Show "Outra Vez Cantar"

Direção Musical: Daniel Ganjaman

Participações: Alessandra Leão, Chico César E Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Francisco El Hombre E Luê, Flor Gil, Johnny Hooker, Lirinha, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz E Thalma De Freitas

22h50 - Show Baianasystem convida: Margareth Menezes

01h10 - Show Duda Beat Convida: Almerio, Doralyce, Luedji Luna E Zé Ibarra

03h10 - Valesca Popozuda Convida: Mc Marks E Mc Rahell.


Gastronomia


Na área de gastronomia, dois espaços merecem destaque: o “Kombinando Culturas”, criado para representar as diversas expressões culturais das cidades que compõem o Distrito Federal; e o “Som na Rural”, que propõe uma reflexão sobre a forma de ocupação dos grandes espaços urbanos de forma prática, poética e universal através da música. Ali, serão realizadas as apresentações de artistas brasilienses e de outros estados em formatos e ritmos diversos por meio da música e da poesia.


Com curadoria da chef Renata Carvalho, a feira traz pratos típicos da culinária popular brasileira. Montada no gramado central da Esplanada, o local conta com uma tenda de 8 mil m² ao centro, com mesas e cadeiras para 6 mil pessoas. Ao redor, 40 stands de alimentação e 15 de bebidas e drinks, além de 10 Food Trucks. A atração conta com equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência (PDC) e idosos, espalhados por todo o espaço. Além de fraldário e área de descanso para as famílias com crianças, gestantes e lactantes.


Na abertura da Festa serão oferecidos pratos e lanches preparados, prioritariamente, com alimentos orgânicos produzidos por pequenos agricultores da zona rural do Distrito Federal. Água potável será oferecida gratuitamente em estações móveis da Caesb.


As crianças também contam um espaço próprio: o Espaço Curumim. Monitores vão entreter os pequenos com brincadeiras tradicionais, numa área que contará com segurança especializada.


Dicas de Segurança


Assim que chegar aos locais dos eventos, identifique os postos policiais e, a qualquer ocorrência indesejada, comunique imediatamente as Forças de Segurança Pública responsáveis. Também é muito importante não responder a provocações verbais e físicas de grupos políticos antagônicos e avisar imediatamente a polícia.


Se estiver indo em caravanas, mantenha fácil acesso ao contato do coordenador da sua caravana para comunicá-lo sobre ameaças e confrontos com grupos políticos antagônicos. E evite se deslocar sozinho. É mais seguro reunir um grupo de amigos ou misturar-se à multidão no evento.


Baixe aqui a CARTILHA DE SEGURANÇA para muito mais dicas de segurança durante o evento e o GUIA COM INFORMAÇÕES ÚTEIS.


0 comentário

Comentarios


bottom of page