top of page

Fundação Casas Bahia e Instituto Vini Jr. juntos em prol do ensino no Brasil


crédito: divulgação


A Fundação Casas Bahia (FCB) e o Instituto Vini Jr. acabam de anunciar uma parceria com o objetivo de fortalecer a Educação Pública em todo o Brasil. Para isso, o acordo visa a construção e a manutenção os chamados Centros de Tecnologia Educacionais BASE (CT BASE) em escolas de todo o país. Assim como a implantação do aplicativo de mesmo nome (BASE ) desenvolvido para auxiliar as professoras no processo de Ensino-Aprendizagem de crianças, do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.


A ferramenta usa elementos do futebol para atrair a atenção dos estudantes e conta com diversos conteúdos de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia, de acordo com as regras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O desenvolvimento e os testes da tecnologia foram feitos na Escola Municipal Paulo Reglus Neves Freire, em São Gonçalo (RJ), escola onde o próprio Vini Jr estudou durante a infância.


Já o CT Base é um projeto de inovação educacional que contempla infraestrutura, capacitações e métodos para instrumentalizar professores e gestores das escolas públicas na melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. Eles são equipados com celulares, laptops, TVs e tablets para dar suporte ao ensino dos estudantes. Com ambientes que remetem a um estádio de futebol – com grama sintética, puffs e poucas mesas – professores e crianças com idades entre 6 e 10 anos vivenciam um processo educacional mais dinâmico e interativo.


O apoio institucional da Fundação, organização responsável pelas ações sociais da Via, dona da Casas Bahia, vai beneficiar a abertura de três novos Centro de Tecnologia Educacionais BASE, nos municípios de Recife-PE, Cabrobró-PE e Novo Hamburgo-RS. Além de contribuir para a manutenção dos três Centros que foram implementados em escolas públicas do Rio de Janeiro (RJ), São Gonçalo (RJ) e Rio Preto (MG) e que estão em pleno funcionamento.


Desenvolvimento de uma Tecnologia Educacional (MVP)


A parceria também vai permitir o desenvolvimento de uma Tecnologia Educacional (MVP) capaz de facilitar os processos de ensino-aprendizagem no segundo segmento do Ensino Fundamental (6º a 9º ano) das escolas públicas, considerando a realização de pesquisas e testes de usabilidade com os usuários (alunos e professores). Atualmente, a metodologia é aplicada do 1º ao 5º ano, beneficiando crianças de 6 a 10 anos.


Para a gerente da Fundação Casas Bahia, Natália Menezes, os valores do Instituto Vini Jr estão alinhados ao protagonismo jovem que é um dos pilares da instituição. “Acreditamos que o acesso à educação de qualidade transforma vidas, por isso investimentos em iniciativas que incidem na realidade educacional do país. A parceria com o Instituto representa nosso compromisso com a pauta e reforça esse importante trabalho que visa reduzir o enorme abismo entre o ensino público e privado. ”, diz Natália.


“É muito importante para a gente encontrar parceiros com os mesmos objetivos, que tenham foco na educação pública de qualidade, que queiram somar com a gente nessa construção de métodos capazes de ajudar as professoras na árdua missão de ensinar toda uma nova geração. O Instituto Vini Jr vem trabalhando para usar a temática do futebol em prol da educação pública de qualidade e encontramos na FCB esse mesmo objetivo. É apenas o início de uma relação de longo prazo, que será muito importante para a rede pública de ensino em todo o país”, explica Victor Ladeira, diretor Executivo do Instituto Vini Jr.



コメント


bottom of page