top of page

Japan House São Paulo oferece programação gratuita e diversificada em novembro

Atualizado: 9 de nov. de 2023


Iniciando as atividades do mês, a Japan House SP, iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais, promove uma imersão no universo dos brinquedos, com direito a campeonatos, oficinas e palestras sobre o tema. A programação começa hoje (08), às 16h, com a realização de mais uma edição do JHSPGastronomia, projeto voltado para apresentar os saberes e os sabores da culinária japonesa, com a palestra “Sushi: tradição, inovação e hospitalidade”, que abordará as diferentes presenças do prato nipônico na cidade de São Paulo.


Em formato híbrido, o bate-papo contará com mediação do jornalista e crítico de restaurantes Arnaldo Lorençato, e presença dos especialistas Julio Shimizu, do renomado restaurante Sushiguen; Mari Saito, sushi shokunin no exclusivo Sushi Vaz; e Uilian Goya, chef fundador do Goya Zushi. Serão abordadas a chegada do sushi na capital paulista e suas diferentes técnicas de produção, além da tradição e das mudanças que a iguaria sofreu ao longo do tempo. O encontro acontece no primeiro andar da Japan House São Paulo e conta com transmissão ao vivo em português e com Libras como recurso de acessibilidade.


Para participar presencialmente, é necessário comparecer com 30 minutos de antecedência ao horário indicado, uma vez que as vagas são limitadas. Para acompanhar remotamente, basta acessar a transmissão no canal do YouTube da JHSP.


Amanhã (09), às 11h30, o local promoverá visitas mediadas pela exposição “Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses”, localizada no segundo andar da JHSP. Durante a visitação, os participantes poderão conhecer mais sobre os brinquedos presentes na mostra, como os clássicos Pula-Pirata e Lousa Mágica, e perceber que as formas de brincar das crianças japonesas de hoje não são muito diferentes da maneira que os brasileiros brincam há gerações.


Neste sábado (11) acontecerá um Campeonato de Beyblade e Brincadeiras com Power Rangers, com brinquedos oferecidos pela Hasbro, convidando as crianças a criarem e explorarem as histórias das dos personagens de ambas as franquias. A oficina, uma parceria com o Grupo Curumim, terá sessões às 11h, 12h, 14h, 15h e 16h, com participação gratuita mediante retirada de senha na recepção com 30 minutos de antecedência.


No domingo (12), é a vez da Oficina de Massinha Play-Doh ocupar o primeiro andar da JHSP, às 11h, 12h, 14h, 15h e 16h, em parceria com a Hasbro e o Ateliê Maria Flor. A ideia é oferecer um momento lúdico e prazeroso para que o público possa criar artes e histórias a partir das massas de modelar. A atividade também tem participação livre e gratuita mediante retirada de senha com 30 minutos de antecedência.


Já o Ciclo de Mangá de novembro destaca a obra Pluto, de Naoki Urasawa, que adapta um dos arcos de “Astroboy”, criado por Osamu Tezuka. Durante o bate-papo, que acontece presencialmente na sede da JHSP no dia 18, às 15h, serão abordadas as relações dos japoneses com os robôs e com a tecnologia, além de temas como o equilíbrio e o entendimento sobre o coletivo no Japão. A história de Urasawa retrata um mundo onde a coexistência entre humanos e robôs já consolidada, é posta em xeque quando a destruição de um robô poderoso e a morte de um importante ativista dos direitos dos robôs coincidem. Nesse momento, cabe ao investigador Gesicht descobrir qual a relação entre os dois casos e de que maneira eles podem determinar o futuro do mundo.


A palestra “Brinquedos japoneses: a cultura como instrumento diplomático”, no dia 23 de novembro, às 20h, explora as características dos brinquedos japoneses e seu crescente sucesso mundial. Com mediação do Embaixador Fausto Godoy e participação do conselheiro especial da publicação especializada em brinquedos Toy Journal, Fumiaki Ibuki, e do fundador do Instituto Kondo, Seiichi Kondo, a conversa 100% online abordará os diferenciais dos brinquedos japoneses, trazendo a atenção aos detalhes, o respeito à natureza e as características kawaii (de “extrema fofura”, em tradução livre) como pontos importantes para a popularidade desses brinquedos ao longo dos anos, principalmente após a Segunda Guerra Mundial.


O encontro virtual, em português e japonês, contando com Libras como recurso de acessibilidade. Para acompanhar, basta acessar a transmissão no canal do YouTube da JHSP.


Ainda no campo das artes literárias, o Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um, que ocorre no dia 30 de novembro, às 19h, convida o público para uma roda de conversa sobre a obra Onde vivem as monstras, de Aoko Matsuda, uma coletânea de contos que se entrelaçam à medida que o livro avança, baseados em tradicionais histórias de fantasmas japonesas, representadas, aqui, sob uma perspectiva feminista, com personagens espirituosas, doces e emocionantes. Os protagonistas de cada história são fantasmas responsáveis por ajudar seus familiares vivos, a proteger castelos e até combater o crime, se mostrando bem-humoradas até em encontros assustadores com os vivos. A narrativa traduzida por Rita Kohl levanta ainda questões profundas sobre a vida das mulheres japonesas atualmente. Neste mês, o encontro do Clube contará com a presença da autora brasileira Natércia Pontes, autora do romance “Os tais caquinhos”. Para participar do evento online, com transmissão pela plataforma Zoom, é necessário realizar inscrição prévia no site.


Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um também ganham um desconto de 25% na compra do livro pelo site da editora Autêntica até 31 de dezembro, aplicando o cupom AUTENTICA451.

Serviço:

Japan House São Paulo - Programação de junho de 2023 Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h. Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/

JHSPGastronomia - Sushi: tradição, inovação e hospitalidade (Presencial/Online) Quando: 8 de novembro, às 16h Classificação indicativa: livre Evento híbrido. Participação presencial – vagas limitadas: necessário comparecer com 30 minutos de antecedência. Transmissão online pelo canal do YouTube da JHSP. Mais informações no site

Campeonato de Beyblade e brincadeiras com Power Rangers (Presencial) Com Grupo Curumim Quando: 11 de novembro, às 11h, 12h, 14h, 15h e 16h Classificação indicativa: livre Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão

Oficina de Massinha Play-Doh (Presencial) Quando: 12 de novembro, às 11h, 12h, 14h, 15h e 16h Classificação indicativa: crianças entre 3 e 12 anos acompanhadas de adultos. Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão

Exposição Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses (Presencial) Período: até 12 de novembro de 2023 Local: andar térreo da Japan House São Paulo Classificação indicativa: livre

Visitas mediadas à mostra Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses (Presencial) Quando: 9 de novembro, às 11h30 Classificação indicativa: livre

Palestra “Brinquedos japoneses: a cultura como instrumento diplomático” (Online) Quando: 23 de novembro, às 20h Transmissão no YouTube da JHSP Classificação indicativa: livre Mais informações no site

Ciclo de Mangá Pluto, de Naoki Urasawa Quando: 18 de novembro, às 15h Duração: 90 minutos Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos de antecedência Participantes de até 15 anos de idade devem estar acompanhados por um adulto responsável. Inscrições e mais informações no site

Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um (Online) Onde vivem as monstras, de Aoko Matsuda Quando: 30 de novembro, às 19h Duração: 90 minutos Vagas limitadas. Participação mediante inscrição prévia no site. Transmissão via plataforma Zoom. Acesso liberado aos inscritos via e-mail. Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um também tem 25% de desconto na compra do livro pelo site da editora Autêntica até 31 de dezembro usando o cupom AUTENTICA451.


Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo



0 comentário

Comments


bottom of page