top of page

Livro desvenda a temida figura do Diabo que povoa o real e imaginário de todos nós

Atualizado: 25 de abr. de 2023


crédito: divulgação


E se for possível conhecer as máscaras do Diabo e compreender a tríade infernal que reúne desejo, angústia e ato? Em sua obra ‘O Diabo e suas máscaras -A tríade infernal do desejo’, publicada pela Aller Editora, a psicanalista e psicóloga Andréa Brunetto apresenta sua polêmica jornada para desvendar Lúcifer.


O livro ousa tratar sobre aquele que no Brasil, eminentemente católico e riquíssimo em diversidade quando o assunto é religião (ou a falta dela), desperta inegavelmente todo tipo de sentimento ruim: medo, angústia, aflição, nojo. Ou ainda curiosidade, interesse e desejo. Presente em nossa linguagem, como uma alegoria, o Diabo, e Deus também, aparecem como polos para se falar do mau e do bem, porém na prática clínica, o tema é poucas vezes tão maniqueísta assim, e exige mais investigação.


Brunetto ressalta na obra as diversas manifestações patológicas atribuídas à ação de demônios ainda na Idade Média, e destaca que a psicanálise também pode se mostrar inquietante ao se ocupar de desvendar tais forças secretas.


A partir de inúmeras leituras, pesquisas literárias clássicas e a análise do cotidiano “infernal” noticiado todos os dias, bem como a busca do que Sigmund Freud e Jacques Lacan escreveram sobre o Diabo, a psicanalista tomou como eixo a discussão sobre desejo e fantasia, provocando reflexões ao leitor. Tais como: será que há uma resistência quanto ao contato com o desconhecido ou o politicamente incorreto que nos habita? Esse negacionismo pode ocasionar patologias?


Sim, segundo a psicanalista. Isso é a neurose, como Freud a definiu: o que foi esquecido, recalcado, retorna fazendo sintoma, fazendo sofrer. O pai da psicanálise ainda ressalta que o ser humano não é senhor em sua própria casa e, conscientemente, não do mais importante que o determinou, pois esqueceu sua história.


Repleto de citações e notas de rodapé, que permitem ao leitor outras incursões literárias, ‘O Diabo e suas máscaras’ também é um convite ao livramento. Para Brunetto, a análise é resgatar a história de uma vida, o passado, os sonhos, o infantil. É um trabalho de investigação. Imersão perfeitamente possível para todos que se atrevem a percorrer as entranhas de si.



ISBN: 978-65-87399-49-2

ISBN ebook: 978-65-87399-53-9

Formato brochura: 14x21cm

Peso: 262g

Páginas: 240

Idioma: Português

Edição: 1ª/2023

Gênero: psicanálise, teoria psicanalítica, análise literária




0 comentário

Comentarios


bottom of page