top of page
Redação

Mulher e a Cultura Caipira: conheça as 3 melhores violeiras do Brasil atualmente

A cultura caipira e a viola estão sendo conquistadas pelas mulheres a cada nova geração. O espaço, que antes era dominado pelos homens, está ganhando cada vez mais novos talentos.


É importante salientar que este espaço foi negado para as mulheres durante muitos anos, deixando-as com o papel da resignação durante as festividades que envolviam a viola caipira. O seu protagonismo nessa cultura era negado, contudo, na década de 90, a mulher passou a ser bem vinda nas folias, festejos, conseguindo, finalmente, o seu espaço dentro da cultura.


Duas violeiras podem ser citadas como pioneiras do movimento no Brasil: Helena Meirelles, que está na lista dos 100 maiores guitarristas, e Inezita Barroso, doutora honoris em Folclore e Arte Digital, além de ter comandado por 35 anos o programa Viola, Minha Vida na TV Cultura.


Ambas foram as responsáveis por abrirem as portas para os novos talentos desta geração. Mostrando, também, que a mulher pode – e deve – ocupar os espaços que eram vistos, até então, como apenas masculinos.


Mas final, quem são as maiores violeiras do Brasil atualmente? A New Music Brasil preparou uma lista com as melhores violeiras do Brasil atualmente.


A Coligadas Cultural assina embaixo.


Vale a pena conferir abaixo:


1. Adriana Farias


Com mais de 31 anos de carreira na indústria musical, Adriana Farias tem um dos nomes mais consagrados na cena. A violeira começou a tocar viola com apenas nove anos de idade, e com 19 anos já era backing vocal para grandes nomes da música nacional, como Fábio Júnior, Wanessa Camargo, Leandro & Leonardo, dentre outros.


Durante 16 anos, Adriana, fez parte do grupo Barra da Saia, onde chegou a gravar uma música ao lado da apresentadora Hebe Camargo. O grupo entrou na história da música nacional e tornou-se referência dentro da cultura caipira.


De 2017 até 2019 apresentou o programa Viola, Minha Vida, um dos legados de Inezita Barroso.



2. Juliana Andrade


A Embaixatriz do Sentimento Sertanejo conta com cinco CDs instrumentais lançados ao longo dos mais de 30 anos de estrada. No início da sua carreira, recebeu o título, Princesa da Viola, que, posteriormente, inspirou o nome do seu primeiro projeto, ‘‘A Viola da Princesa’’, lançado no começo dos anos 2000.


Juliana chegou a apresentar-se no programa Viola, Minha Vida, comandado por Inezita Barroso, que tornou-se a madrinha da sua carreira. A violeira, também, conta com participações em músicas de nomes, como Divino & Donizete, Marcos Violeiro e Cleiton Torres.


A violeira já fez parte de uma dupla com a violeira Jucimara, contudo, hoje está em carreira solo, comandando um canal de sucesso no YouTube.



3. Gaby Violeira


Mais conhecida no meio como a Bruta que Domina, Gaby, atualmente, é um dos nomes que não saem das mídias e conquista números altos em todas as playlists que figura. Nas plataformas digitais, a violeira conquistou mais de 60 milhões de streams em suas músicas, chegando a bater 40 milhões de plays no sucesso ‘‘8x8’’, música que tem parceria da dupla Bruno & Barretto e DJ Kevin.


Gaby já foi entrevistada pelo apresentador Danilo Gentili durante o programa The Noite no SBT, onde, também, dominou o palco cantando ao lado da sua viola caipira. A violeira está há mais de 15 anos na estrada e já esteve em duas formações de duplas sertanejas, mas, hoje, decidiu seguir a carreira solo.


Recentemente lançou o single, ‘‘Berrante no Beat’’, que soma mais de meio milhão de plays só no YouTube!






Comments


bottom of page