top of page

Operação Madonna: estacionamento nas principais vias de Copacabana será proibido a partir das 18h de quinta-feira (2)


A Prefeitura do Rio de Janeiro preparou um plano operacional para o show da cantora Madonna, neste sábado (4), similar ao da festa do réveillon. A Operação Madonna reunirá cerca de três mil agentes municipais de 11 órgãos.


Hoje, os motoristas já estão proibidos de estacionar nas principais vias de Copacabana. A liberação somente ocorrerá às 6h de domingo (5). A iniciativa tem a finalidade de desestimular a utilização de carros de passeio por quem quiser se deslocar até a região. O plano operacional envolve a garantia da ordem pública, a fiscalização do trânsito, a limpeza, o atendimento de emergência e o bem-estar dos cariocas e visitantes.


Um público estimado em 1,5 milhão de pessoas deverá lotar a orla da praia para o evento “The Celebration Tour in Rio”, que comemora os 40 anos de carreira da diva pop. 


Palco, torres de som e banheiros: O palco foi montado em frente ao Copacabana Palace, e o show está marcado para começar às 21h45, tendo duas horas de duração. A abertura será com a apresentação de DJs, a partir das 19h. Haverá 18 torres de sonorização ao longo da Praia de Copacabana. Serão disponibilizadas 550 cabines sanitárias em toda a orla do bairro. 


Monitoramento por câmeras: O Centro de Operações Rio (COR) vai monitorar todo o evento com mais de 100 câmeras. Um efetivo de 50 operadores estará de plantão na Sala de Situação, na Cidade Nova, acompanhando os principais pontos de bloqueio e acessos a Copacabana. 


Linha especial Terminal Gentileza – Copacabana: O Terminal Gentileza será o ponto de conexão entre BRTs, linhas intermunicipais, Rodoviária e Aeroporto do Galeão. Haverá uma linha exclusiva Gentileza x Madonna para transportar os espectadores até o local do show, passando pelo Aterro do Flamengo. 


As partidas começam às 13h de sábado (4). Até as 19h30, o desembarque dessa linha será na Avenida Princesa Isabel 186, próximo ao McDonald's. Após esse horário, o ponto de desembarque será na Enseada de Botafogo. 


A tarifa dessa linha exclusiva será de R$ 8,60, ida e volta, com controle de acesso e pagamento exclusivo por meio da plataforma de bilhetagem Jaé. No momento da compra, os passageiros receberão uma pulseira para facilitar o retorno para casa. 

O embarque da volta será realizado na Enseada de Botafogo, de meia-noite até 4h de domingo. Para entrar no ônibus, bastará apresentar a pulseira. 


A Prefeitura orienta que os passageiros baixem o aplicativo do Jaé com antecedência e efetuem a carga de R$ 8,60 ou recarreguem os seus cartões. 


Circulação de veículos em Copacabana e terminais especiais: A partir das 18h até as 19h30 de sábado (4), apenas ônibus e táxis terão permissão para circular por Copacabana. As linhas que atravessam a Enseada de Botafogo poderão utilizar essa rota somente até as 19h30. Após esse horário, somente as linhas determinadas pela SMTR terão acesso à Enseada de Botafogo. 


A partir das 19h30 haverá dois terminais de ônibus para embarque. Um na Enseada de Botafogo, próximo ao Botafogo Praia Shopping, servindo passageiros com destino à Central, ao Terminal Gentileza e a alguns bairros da Zona Norte, como Abolição, Jacaré, Penha e Ilha do Governador. 


O outro ponto de embarque estará localizado na altura do Posto 6, com ônibus convencionais e executivos direcionados aos bairros da Zona Oeste, como Barra da Tijuca (Terminal Alvorada), Cidade de Deus, Recreio, Piabas, Santa Cruz, Rio das Pedras e Campo Grande. 


Ônibus para o Centro e a Rodoviária: O embarque nas linhas 100 e 167 com destino à Central do Brasil e ao Terminal Gentileza, respectivamente, será na Avenida das Nações Unidas, no sentido Centro, na Enseada de Botafogo. 


Ônibus para a Zona Norte: Os embarques serão realizados na Avenida das Nações Unidas, no sentido Zona Sul, também na Enseada de Botafogo, onde estarão disponíveis as linhas 415 (Enseada de Botafogo x Usina), 492 (Enseada de Botafogo x Bancários), 457 (Enseada de Botafogo x Abolição), 474 (Enseada de Botafogo x Jacaré) ou 483 (Enseada de Botafogo x Penha). 


Ônibus para a Zona Oeste: No ponto de embarque, localizado na altura do Posto 6, estarão disponíveis ônibus convencionais e executivos para a Zona Oeste. As linhas convencionais incluem: Integrada 2 – 552 (Ipanema x Alvorada, via Av. Lúcio Costa), Integrada 6 – 558 (Ipanema x Cidade de Deus, via Itanhangá), Integrada 8 – 553 (Ipanema x Recreio, via Lagoa-Barra / Av. das Américas), Integrada 9 – 554 (Ipanema x Piabas, via Av. Niemeyer / Av. Benvindo Novaes), 539 (Ipanema x Rocinha, via Estrada da Gávea) e 557 (Ipanema x Rio das Pedras). 


Além disso, as linhas executivas incluem: 2334 (Ipanema x Campo Grande), 2335 (Ipanema x Santa Cruz, via Barra da Tijuca), e 2338 (Ipanema x Campo Grande, via Estrada do Magarça). 


BRT: Para atender os passageiros na volta para casa, o horário de funcionamento de algumas linhas dos quatro corredores foi estendido até 4h de domingo (5/5). São elas:


Transoeste

11 (Alvorada x Santa Cruz)

17 (Santa Cruz x Campo Grande)

22 (Jardim Oceânico x Alvorada)

Transcarioca

35 (Alvorada x Paulo da Portela)

38 (Alvorada x Galeão)

Transolímpica

51 (Recreio x Deodoro)

50 (Jardim Oceânico x Centro Olímpico)

Transbrasil

60 (Deodoro x Gentileza)

80 (Penha x Gentileza) 


VLT: A linha 1 do VLT (Santos Dumont – Terminal Gentileza) vai funcionar 24h, com intervalo de 20 minutos. 


Metrô: O Metrô terá oferta máxima de trens desde as 15h do dia do show. O embarque poderá ser feito em todas as estações. O Metrô Rio recomenda o desembarque pela estação Siqueira Campos. A Estação Cardeal Arcoverde, das 16h às 22h, somente estará aberta para desembarque. Após o show, as estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo funcionarão até as 4h de domingo. Após meia-noite de sábado, as demais estações do sistema somente funcionarão para desembarque. 


Supervia: A estação Central do Brasil estará aberta até as 21h15 para o desembarque do público que irá ao show. No retorno, os ramais Santa Cruz, Saracuruna e Japeri funcionarão das 0h15 às 2h15 de domingo. 


Postos de informações: Localizados nos postos 2 e 5 de Copacabana, os postos vão funcionar no dia do show das 8h de sábado às 3h de domingo. Já no Centro Integrado de Atendimento ao Turista (CIAT), localizado na Avenida Princesa Isabel, 183, o funcionamento no dia do show será das 9h de sábado às 4h de domingo. 


Esquema especial de tráfego: A CET-Rio atuará com 205 pessoas, entre operadores e apoiadores de tráfego, 49 motocicletas, dez reboques e 26 viaturas operacionais, que trabalharão para manter a fluidez do trânsito, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários na região. 


Serão instalados 420 galhardetes de proibição de estacionamento no bairro de Copacabana para alertar os motoristas sobre as 3 mil vagas suprimidas na região. Também serão utilizadas 44 faixas de orientação e 31 painéis de mensagens variáveis. 


Principais interdições

A partir da 0h de sábado (4)

Será proibido o acesso de ônibus fretados ao bairro de Copacabana. Além da proibição de acesso, o estacionamento a esses veículos também será proibido em Botafogo, Ipanema, Urca e Morro do Pasmado.


A partir das 7h de sábado (4)

Será interditada a pista junto à orla da Avenida Atlântica, para implantação da Área de Lazer, e a pista junto às edificações funcionará em reversível, conforme ocorre aos domingos e feriados. Além disso, a Avenida Atlântica, pista da orla, no trecho junto ao Leme, também será interditada.


A partir das 11h de sábado (4)

A pista junto às edificações da Avenida Atlântica e todos os seus acessos serão interditados.


A partir das 18h de sábado (4)

Todos os acessos ao bairro de Copacabana serão interditados, exceto para ônibus de linhas regulares e táxis.


A partir das 19h30 de sábado (4)

Haverá o bloqueio total dos acessos à Copacabana para todos os tipos de veículos, inclusive ônibus e táxis. 


Liberação das vias

A partir das 4h de domingo (5)

Os acessos à Copacabana serão liberados para todos os veículos, permanecendo a interdição da Av. Atlântica, em ambas as pistas.


A partir das 7h de domingo (5)

Será aberta a pista das edificações da Avenida Atlântica, funcionando com a mão invertida (sentido do Posto 6 para o Leme), como ocorre aos domingos e feriados. 


Postos médicos: A Secretaria de Saúde terá três postos médicos totalmente equipados para atendimentos de emergência, distribuídos pela Avenida Atlântica. As unidades serão instaladas na esquina com a Avenida Princesa Isabel, na Praça do Lido, e na altura da Rua República do Peru. Haverá ainda área com recursos para contingência em caso de incidente com múltiplas vítimas.

Os postos funcionarão das 17h30 do sábado (4/5) às 4h do domingo (5/5), e terão 36 leitos, incluindo seis de suporte avançado de vida, para atendimento dos casos mais graves; além de 45 poltronas de hidratação. Serão 140 profissionais e mais 80 maqueiros para buscar pessoas que precisem de atendimento no meio do público e levá-las aos postos. Trinta ambulâncias UTI, tripuladas com médicos e enfermeiros, estarão de prontidão para a remoção para UPAs e hospitais da rede, em caso de necessidade. 


Ordem Pública e Guarda Municipal: A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal terão 1.130 agentes, 71 viaturas, 32 motocicletas, dez reboques e cinco quadriciclos atuando na orla. As equipes atuarão no ordenamento urbano, fiscalização de posturas e de trânsito, além de promover a segurança dos cariocas e turistas que assistirão ao show. 


Limpeza urbana: A Comlurb terá um efetivo de 1.518 garis trabalhando na orla, com apoio de 69 veículos e 38 equipamentos. A Companhia vai disponibilizar 1.500 contêineres de 240 litros na areia e calçadão da Avenida Atlântica, e principais vias de acesso, incluindo o acesso às estações de metrô. Para evitar transtornos na rotina dos moradores, a Comlurb estará alterando a coleta domiciliar noturna de sábado (4/5) no bairro de Copacabana, que será realizada, excepcionalmente, no domingo (5/5), a partir das 19h. A determinação é válida também para os grandes geradores. 


A operação especial será iniciada na sexta-feira (3/5), com a pré-limpeza para a festa, com ações em toda a extensão da Avenida Atlântica, incluindo o calçadão dos prédios, as pistas e as vias de acesso, desde o período da manhã. Durante todo o dia, será feita a manutenção desse serviço, com um grupo maior trabalhando durante a noite e madrugada. 


Uma equipe do Lixo Zero, com 48 agentes, fará a fiscalização na Avenida Atlântica e ruas de acesso, autuando flagrantes de descarte irregular de pequenos resíduos (multa de R$ 282,38 cada) e de pessoas urinando em via pública (multa de R$ R$ 773,65 cada). 


Segurança para as mulheres: A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher irá realizar as campanhas Rio + Seguro para as Mulheres e Tem Saída 24h durante o show. A Secretaria da Mulher terá um posto de atendimento para acolher mulheres que possam sofrer qualquer tipo de violência durante o evento.


Os banheiros da orla de Copacabana serão adesivados com o material da campanha, que traz informativos sobre como e onde buscar ajuda em casos de violência, através de um QrCode traduzido em inglês, espanhol e francês. Os restaurantes no entorno também receberão os materiais. O vídeo Rio + Seguro será exibido em 18 telões. 


Trade turístico: Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, a previsão é de ocupação de 100% nos hotéis da orla de Copacabana. As empresas de ônibus que operam na Rodoviária Novo Rio esperam um aumento de 30% nos horários extras entre sexta-feira e sábado. Já o consórcio Rio Galeão estima em 170 voos extras para a cidade entre 1º e 6 de maio, saindo de 27 destinos.

 

 

 


0 comentário

Comments


bottom of page