Segundo o jornalista Guilherme Amado do Metrópoles, o vice-presidente eleito e coordenador da transição de Lula, Geraldo Alckmin, definiu, durante uma reunião com a deputada Jandira Feghali, na última terça-feira (8/11), que o orçamento de R$ 3 bilhões da Lei Aldir Blanc 2 entrará na PEC da Transição.
"Em agosto deste ano, Jair Bolsonaro publicou uma medida provisória que adiava o pagamento da Aldir Blanc 2 para 2024. O orçamento, portanto, não entrou na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023. Com a decisão de Alckmin, os R$ 3 bilhões — que devem ser pagos por cinco anos a trabalhadores da cultura — serão incluídos no orçamento da PEC da Transição", explica o jornalista.
Vale reforçar que o governo Bolsonaro deixa um estrago e tanto na cultura. Foram diversas trocas de secretários especiais e fim do Ministério. Além disso, desde 2019 não houve nenhum investimento da secretaria em projetos voltados para poesia e/ou escritores negros, segundo dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), solicitados pela Alma Preta Jornalismo.
Comments