top of page

Pós-carnaval: como voltar aos trilhos após as comilanças do feriado


Foto: pexels


Com o fim do feriado, o desafio agora é voltar ao ritmo das atividades cotidianas. No meio disso tudo, a alimentação equilibrada é uma das tarefas mais desafiadoras. Após o período de comilanças e exageros nas bebidas alcoólicas e açucaradas, voltar à rotina pode ser muito trabalhoso, especialmente se não houver consciência e planejamento. Para auxiliar nesta retomada, a Coligadas Cultural reuniu uma série de dicas das nutricionistas Carla Cabral e Giovana Canno.


Dicas da Carla Cabral - nutricionista clínica e esportiva


“Durante os feriados, a alimentação fica um pouco bagunçada devido à mudança na rotina e até do horário de dormir e acordar. Os alimentos que as pessoas mais exageram são as guloseimas, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Muitas vezes estamos em viagens e temos muito mais ofertas de alimentos que não fazem parte do nosso dia a dia, e por isso é muito importante buscar o equilíbrio”, explica.


Alimentação das crianças

É indicado manter os horários das principais refeições, evitar ficar tempo prolongado sem se alimentar, pois isso evita que a criança consuma doces, bolachas recheadas, sorvetes, entre outros alimentos menos saudáveis”, orienta.


Consumo de bebidas alcoólicas

O ideal é sempre dar preferência para as bebidas que você consome em menor quantidade, como gin, vinho tinto seco e cervejas puro malte e sem glúten (Heineken, Stella Artois).


Orientações gerais

Traçar metas, ter sempre alimentos saudáveis em casa higienizados e preparados para consumo (como frutas e lanches), evitar comprar alimentos “não saudáveis” porque a tendência é consumir o que é mais fácil. Vale a pena organizar um planejamento alimentar e deixar apenas uma refeição livre, diminuir consumo de guloseimas e sobremesas e fazer compensações em caso de eventuais exceções. E é muito importante beber bastante água e praticar atividade física, se possível.


Dicas da Giovana Canno - nutricionista


Não radicalize

Tenha cuidado com dietas muito restritivas como forma de compensar os excessos da folia. Cortar alimentos da sua alimentação sem o acompanhamento de um profissional não vai te trazer resultados mais rápidos. Seja paciente e siga uma alimentação rica em nutrientes, aposte no que é natural e evite industrializados. Vamos usar a regra do “descasque mais e desembale menos! Saladas variadas, carnes magras e grãos integrais são ótimas opções para dar esse primeiro passo e reorganizar sua rotina.


Organize seu cardápio

Ter uma alimentação saudável exige dedicação. Separe um tempinho para pensar nas refeições do dia. Encontre a melhor maneira de planejar a rotina: é mais fácil se estabelecer semanalmente ou a cada três dias? Se você é do tipo que gosta de variedade, talvez seja melhor se organizar diariamente para não enjoar do cardápio ao longo da semana. O seu ritmo do dia a dia precisa ser levado em conta, assim como suas preferências alimentares. Lembre-se também que não adianta focar somente no almoço e no jantar e esquecer os lanches intermediários. Pense em tudo!


Xô, retenção!

Após alguns dias fora da rotina, comendo o que não faz parte do seu dia a dia e provavelmente bebendo menos água do que seu corpo necessita, a retenção de líquidos aumenta. A melhor maneira de se livrar dela? Retomando uma alimentação saudável, evitando alimentos ricos em sódio e ingerindo muita água!

Alguns chás ou suchás (sucos com chás) também pode auxiliar nesse processo. Boas combinações são: frutas vermelhas com cavalinha, abacaxi com hortelã e chá verde, morango e limão com chá de hibiscus.


Coloque o sono em dia

Quando estamos dormindo o corpo produz hormônios que auxiliam na recuperação do nosso metabolismo. Ter uma boa noite de sono é essencial para manter a nossa saúde em dia e termos uma boa recuperação após a folia.


Busque ajuda

Para ter sucesso no seu objetivo é importante buscar profissionais que entendam do assunto. Um nutricionista vai identificar suas necessidades e aliá-las à sua rotina.



0 comentário

Comments


bottom of page