top of page

Pesquisa da Serasa revela otimismo financeiro dos brasileiros para 2023


Arte: Monstera - Pexels


Segundo pesquisa inédita realizada pela Serasa, que interpretou os impactos emocionais do volume recorde de negociação das dívidas (mais de 32 milhões de acordos em 2022), “Superação” é a palavra que define o ano para quem conseguiu limpar o nome em 2022, com 31% das respostas. “Organização” aparece na sequência, com 25% das menções. “Motivação” e “Esperança” também estão em lugar de destaque no vocabulário financeiro de quem se livrou das dívidas.


O levantamento - que ouviu 2.296 pessoas entre os dias 13 e 20 de dezembro do ano passado - mostra que 45% dos consumidores que quitaram ou amortizaram dívidas e iniciarão 2023 com o nome limpo têm certeza de que vão conseguir realizar pelo menos parte de seus sonhos nos próximos 12 meses. Para os que ainda estão inadimplentes, porém, esse percentual de otimismo cai para 28%. Mesmo assim, 51% desses brasileiros endividados se declaram esperançoso, embora não consigam afirmar com absoluta segurança de que o novo ano será melhor.


Pensando no pagamento das contas no próximo ano, 83% dos consumidores com nome limpo acreditam que vão conseguir pagar suas contas em dia. “A pesquisa comprova o efeito encorajador que o pagamento de dívidas e a recuperação do nome geram no ânimo e na confiança dos consumidores”, explica Patricia Camillo, gerente da Serasa e especialista em finanças.


Os chamados consumidores adimplentes (os que quitaram dívidas) projetam continuar pagando suas contas em dia durante o ano (34%), investir (29%), cuidar da saúde (26%), comprar um imóvel (26%) e até empreender (24%). “Observe como melhorar as finanças estimula ainda mais a saúde financeira”, comenta Patrícia.


De maneira geral, todas as práticas de controle financeiro adotadas recebem uma adesão maior por parte dos consumidores com nome limpo:


  • Pagar as contas mesmo antes do vencimento: 51% para consumidores com nome limpo - 40% para inadimplentes;

  • Fazer um planejamento familiar com todos os gastos da casa: 39% para consumidores com nome limpo - 35% para inadimplentes;

  • Anotar todas as contas e o dinheiro recebido em uma planilha ou papel: 28% para consumidores com nome limpo - 24% para inadimplentes.

Mesmo aqueles que tiveram dificuldade de pagar suas dívidas exibem algum grau de otimismo ao traçar metas para o próximo ano. Pelo menos 56% desse público inadimplente acredita que conseguirá enfim pagar suas dívidas, 27% projetam cuidados com a saúde, 23% sonham em investir, 21% em empreender e 17% deles fazem inclusive planos de viagem.


Para quem busca limpar o nome


Para saber das ofertas de dívidas disponíveis para renegociação, os interessados podem consultar a plataforma Serasa Limpa Nome no app, site da Serasa ou pelo telefone, onde todo o processo é gratuito. A renegociação também pode ser feita presencialmente em agências dos Correios, mediante apresentação de documento com foto e pagamento de uma taxa de R$3,60.


Contatos:

Site: https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/

App Serasa no Google Play e App Store

Ligação gratuita 0800 591 1222

WhatsApp 11 99575–2096

Nas Agências dos Correios, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 3,60.


0 comentário

Comments


bottom of page