top of page

Projeto de iniciação musical "Construindo Música" para alunos da rede pública volta a Guarulhos (SP)


Com o propósito de utilizar a vivência musical em sala de aula para promover competências essenciais para a formação integral dos futuros cidadãos, a cidade de Guarulhos (SP) recebe, a partir de junho, mais uma edição do "Construindo Música", projeto que une iniciação musical e educação ambiental de forma divertida e sensível, em que as crianças fabricam e aprendem a tocar instrumentos feitos a partir de materiais cotidianos reutilizados e reaproveitados. O ponto de partida das atividades no município será no próximo dia 05, a partir das 19h, com um divertido pocket show ao vivo com músicos educadores e transmissão pelo YouTube no canal da Evoluir. Já os módulos de formação para os professores inscritos acontecem até outubro.


A ação conta com o incentivo do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), realização da Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral - e patrocino da Açotubo.


"A manifestação da arte musical foi o caminho proposto para estimular todas essas competências. O projeto está, inclusive, bastante alinhado à Base Nacional Comum Curricular, fomentando de maneira lúdica essas habilidades e unindo aprendizado e diversão, seja enquanto se aventuram a tocar, cantar ou dançar alguma música, ao reconhecer os sons do próprio corpo ou mesmo ao reciclarem materiais para construir seu próprio instrumento musical”, destaca Júnior Ribeiro, coordenador do projeto na Evoluir.


Ribeiro reforça que todos os projetos da Evoluir são elaborados para ajudar a desenvolver cinco competências que serão fundamentais para que esses estudantes possam prosperar como cidadãos, ajudando a construir um futuro melhor. "A partir da competência "Mergulhar em si", serão promovidas habilidades e atitudes voltadas para o autoconhecimento e equilíbrio emocional. Já na "Voz ativa, são trabalhadas a capacidade de comunicação e argumentação. Com o "Fluir em equipe", será abordado o relacionamento e interação Outra diretriz é "Entender o mundo", com elementos para estimular a compreensão das diversas dimensões da realidade na qual estamos inseridos e pensamento crítico. Por fim, a competência "Agir consciente", que abrange cidadania e engajamento comunitário para a promoção do bem comum", explica

Para Bruno Bassi, CEO do Grupo Açotubo, o patrocínio de projetos socioeducativos, como o Construindo Música, são muito importantes para o Grupo, pois levam conceitos como sustentabilidade e preservação do meio ambiente, além da democratização cultural a escolas públicas, conceitos que estão muito alinhados aos pilares de ESG e valores de nossa empresa.

A implementação do Construindo Música inclui acompanhamentos pedagógicos híbridos e entregas de materiais de apoio, com nove encontros formativos para os professores. O primeiro é uma reunião introdutória, para explicar o projeto em linhas gerais, e os demais envolvem desde a introdução a conceitos teóricos fundamentais, baseados nas modernas tecnologias pedagógicas, até a sugestão de atividades práticas que os educadores podem conduzir em sala de aula, utilizando os kits de materiais fornecidos gratuitamente. Todas as escolas recebem ainda exemplares do livro Todo Mundo Sente, da editora evoluir, que também virou música e permeia todo o conteúdo do projeto.


O projeto já beneficiou mais de 6 mil alunos da rede pública em mais de 10 cidades do Brasil, com formações para mais de 300 educadores.


Serviço

Pocket Show Projeto Construindo Música

Data: 05/06

Horário: 19h às 20h

Local: Youtube Evoluir - https://www.youtube.com/c/evoluir


0 comentário

Comments


bottom of page