top of page

Projetos especiais agitam a programação do Circuito Municipal de Cultura em Belo Horizonte

Atualizado: 10 de mai.


Neste mês de maio, a programação do Circuito Municipal de Cultura em Belo Horizonte

conta com atrações de três projetos especiais de importantes espaços culturais da cidade. Os ingressos para as apresentações são gratuitos e podem ser adquiridos pelo site da Sympla.


Mais informações estão disponíveis nas redes sociais e no site do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.


Programação


A programação começa com o “Terça da Dança”, projeto especial do Teatro Marília e do Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte - CRDançaBH, que recebe neste mês a performance ‘Corpo-Desenho”, fruto de uma pesquisa contínua de 23 anos dos artistas Margô Assis e Eugênio Paccelli Horta. A experimentação vai ocupar a vitrine do Teatro nas terças-feiras 7, 14 e 28 de maio, das 17h30 às 19h. Durante este período, a dupla modifica o espaço através de criações que propõem a interface entre a dança e o desenho, valendo-se de materiais como linhas, recortes de papel e fita crepe. O resultado da performance fica em exposição para o público na vitrine do Teatro Marília até o dia 18 de agosto de 2024.


No dia 18, às 11h, o Teatro Francisco Nunes sedia o show “Ser-se”, da cantora e compositora Rayana Toledo, em mais uma edição do “Música de Domingo”. A apresentação é dedicada ao repertório de seu segundo álbum, lançado no ano passado, que mistura canções autorais e composições de parceiros mineiros, como a canção "Estrela Natal”, de Sérgio Pererê. Rayana Toledo também mostra, no show, releituras de músicas brasileiras que fizeram parte de sua trajetória musical, de nomes como Vinicius de Moares, Aldir Blanc e Vander Lee. A cantora sobe ao palco acompanhada por uma banda formada por quatro músicos, sendo um violão, um baixo e duas percussões.


No Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, o “Quinta no Raul” finaliza a programação do mês, no dia 23, com a sambista Adriana Araújo. O show da cantora e compositora mineira reúne diversas vertentes do samba, incluindo músicas autorais e sucessos consagrados de artistas como Alcione, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho e Jorge Aragão, entre outros. Nascida na comunidade Pedreira Prado Lopes, na Lagoinha, Adriana Araújo se destaca como uma das grandes vozes do samba mineiro na atualidade.  Com um disco autoral na bagagem - “Minha Verdade” (2021) -, a cantora já dividiu palcos com grandes nomes do samba ao longo de sua carreira, tais como Leci Brandão, Fabiana Coza, Arlindinho e Jorge Aragão.


Projetos especiais


Projeto especial do Teatro Marília e do CRDançaBH, realizado pela  Secretaria Municipal de Cultura e  Fundação Municipal de Cultura desde 2019, o Terça da Dança tem como proposta oferecer uma programação contínua com artistas independentes e grupos profissionais da dança, contemplando apresentações de espetáculos, intervenções e instalações artísticas, além de ações formativas e reflexivas. A programação faz parte do Circuito Municipal de Cultura e acontece sempre às terças-feiras, às 19h, no Teatro Marília.


Nascido na década de 1950, o Música de Domingo apresentou uma programação ininterrupta até 2009. O projeto especial do Teatro Francisco Nunes foi retomado em 2019 e, com a pandemia da Covid-19, teve novamente suas atividades interrompidas. Intrinsecamente conectado à história de Belo Horizonte, o Música de Domingo voltou ao calendário cultural da cidade em setembro de 2021, com programação musical gratuita, que abarca as mais variadas facetas da música instrumental e cantada. Atualmente, o projeto acontece mensalmente, nas manhãs de domingo.


O projeto musical Quinta no Raul acontece no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, nas noites de quinta-feira. A proposta foi criada devido à vocação musical do entorno, que conta com diversas escolas de formação musical, núcleos de criação como bandas e coletivos. O Circuito realiza mensalmente apresentações de artistas autorais, de diversos estilos, tendo como referência artistas que possuem relação com o território e o público local. O evento tem acesso gratuito.


Sobre o Circuito Municipal de Cultura


O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.


Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e março de 2024, o Circuito Municipal de Cultura realizou 1.019 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 26.380 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de milhares de artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.


Serviço


Terça da Dança | “Corpo-Desenho” - Margô Assis e Eugênio Paccelli Horta

Quando. Dias 7, 14 e 28 de maio (terças-feiras), das 17h30 às 19h

Onde. Teatro Marília (Av. Professor Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia)

Quanto. Entrada gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos


Música de Domingo | “Ser-se” - Rayana Toledo

Quando. Dia 18 de maio (domingo), às 11h

Onde. Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, 1.321 - Centro)

Quanto. Os ingressos são gratuitos, podem ser retirados on-line neste link


Quinta no Raul | Show de Adriana Araújo

Quando. Dia 23 de maio (quinta-feira), às 20h

Onde. Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado

(Rua Leonil Prata, S/N - Alípio de Melo)

Quanto. Os ingressos são gratuitos, podem ser retirados on-line neste link

0 comentário

Comments


bottom of page