top of page

Saiba como proteger a saúde do coração nos dias de jogos da seleção

Na última quinta-feira (24), a seleção brasileira estreou na Copa do Mundo. Porém, a vitória demorou e só se confirmou no segundo tempo após uma primeira etapa que deixou muitos brasileiros de cabelo em pé. Esse nervosismo pode até ser considerado normal de 4 em 4 anos. No entanto, as fortes emoções vividas em partidas do Mundial podem aumentar os riscos de problemas de saúde que afetam o coração.

Arte: Google

Para os torcedores brasileiros, que estão entre os maiores amantes do futebol, surgem sentimentos como nervosismo, ansiedade, palpitação, entre outras emoções que podem ser gatilhos para incidência de emergências cardíacas. Para o médico cardiologista Lucas Cirilo Fernandes, que atua na Clínica Censo, em Parauapebas (PA), é preciso manter a calma durante os jogos, para reduzir as chances de problemas cardíacos. “Os jogos da seleção deixam muitos torcedores à flor da pele. É comum o relato de pessoas que passam mal durante as partidas. A ansiedade pela vitória, e em alguns momentos, a angústia pela derrota, podem provocar estresse emocional”, esclarece.

O cardiologista explica que é fundamental estar atento aos sinais de alerta que podem indicar problemas graves com a saúde. “Se ficar muito ansioso, suando, com dor no peito, coração acelerado, boca seca, mãos frias, náuseas, ânsia de vômito, fique atento, pois pode ser uma arritmia. Agora se esses sintomas persistirem acompanhados com dor de cabeça, fraqueza muscular, alterações na fala, deixe a partida imediatamente e procure uma emergência”, recomenda o médico.

Quem já tem problemas cardiovasculares ou histórico familiar da doença também deve redobrar o cuidado com as emoções durante os jogos. O profissional indica alguns cuidados que podem ajudar a proteger o coração e a saúde no geral:


1- Faça alimentação saudável e com alimentos leves antes da partida;

2- Evite alimentos ultra processados, como refrigerante e salgadinhos;

3- Opte por ingerir frutas, pois auxiliam no controle da ansiedade;

4- Evite a ingestão de bebida alcoólica, mas para quem não abre mão, a dica é se manter hidratado;

5- Busque manter a calma, pois a ansiedade e o nervosismo podem ser gatilhos para emergências do coração;

6- Se você já realiza tratamento cardíaco, evite tomar bebidas com cafeína, pois elas são estimulantes e podem acelerar o coração;

7- Não misture bebida alcoólica com energético, pois é fator que predispõe arritmias;

8- Faça um check-up preventivo com um cardiologista.


Próximos Jogos do Brasil (fase de grupos)

Siga as dicas atentamente, e se organize para prestigiar esta Copa do Mundo com saúde.


Brasil x Suíça (28/11) – 13h;

Brasil x Camarões (02/12) – 16h.



0 comentário

コメント


bottom of page