top of page

Sana: Maior feira multi-temática de cultura pop e geek será realizada em Fortaleza, em duas etapas

Atualizado: 4 de jan. de 2023


foto: portalsana.com.br


O Sana - Super Amostra Nacional de Animes, considerado a maior feira multi-temática de cultura pop e geek do Norte/Nordeste, já tem data para acontecer. Criado por 15 amigos e com mais de 70 mil visitantes em cada edição, o evento reúne mais uma vez o melhor do mundo geek na cidade Fortaleza, no Ceará. A novidade deste ano é que a feira será dividida em duas etapas: de 27 a 29 de janeiro e entre 7 e 9 de julho.


O Sana que já realizou mais de 20 edições e movimentou mais de R$ 160 milhões na economia local segue com o objetivo de proporcionar ao público do Nordeste a mesma experiência de eventos do segmento que acontecem na região Sudeste. “Devido à realidade da nossa região, realizamos o evento com preços bem mais módicos. Temos ainda o objetivo de seguir proporcionando acessibilidade, por meio de parcerias com projetos sociais – dando oportunidade para que jovens em situação de vulnerabilidade possam também participar do Sana, queremos que seja um lugar acolhedor”, explica Ricardo Busgaib, Diretor do Sana.


Ao longo dos últimos 10 anos, mais de um milhão de pessoas passaram pelo evento, que teve cerca de cinco mil colaboradores durante essa jornada, gerando em média 200 empregos diretos e 2 mil empregos indiretos a cada ano. Cabe ressaltar que dentre os postos de trabalho gerados por este projeto, 50% são ocupados por minorias - mulheres, negros, indígenas e LGBTQIA+.


Busgaib reforça que o evento não proporciona só alegria e cultura, mas também faz a sua parte social. “Na última edição, arrecadamos algo em torno de 12 toneladas de alimentos não perecíveis por meio do ingresso social. Além disso, em parceria com a Bichomania, o Sana realizou a 2ª edição do maior evento de adoção de animais do Estado. 57 animais, entre cães e gatos carentes resgatados, foram adotados durante os três dias de evento”, conta.


Como forma de incluir os mais diversos públicos - desde 2017 - o Sana faz parcerias com escolas públicas. Na última edição, o evento disponibilizou 8 mil ingressos para estudantes de escolas públicas municipais, sendo 5 mil de Fortaleza e 3 mil alunos de Maracanaú, cidade da Região Metropolina. “O festival ainda firmou parceria com a FAZ - Associação Fortaleza Azul, que presta assistência a crianças com autismo e disponibilizou 40 ingressos para que 20 crianças participassem do evento junto com seus cuidadores”, explica.


E por que esse evento cresceu tanto na região?


Com a chegada do mundo digital e o aperfeiçoamento de games e filmes, o mercado geek tem movimentado bastante a economia do país e do mundo. Esse crescimento não é recente. Para se ter uma ideia, o Harry Potter, lançado nos anos 2000, faturou mais de US$ 21 bilhões em todo o mundo. Além disso, de acordo com dados da Associação de Cartunistas do Brasil (ACB), o mercado de quadrinhos mobiliza cerca de 20 milhões de leitores por mês.


De olho nesse cenário e com intuito de levar esse mundo em ascensão para outras regiões do Brasil, surgiu o Sana - Super Amostra Nacional de Animes, idealizado por 15 amigos da região do Nordeste, apaixonados pelo mundo nerd. “Logo na nossa primeira edição, em 2001, conseguimos a participação de 250 pessoas. Na época, esse era considerado um número bem interessante, já que não contávamos com as redes sociais para divulgação. Com os anos e aprimoramento das edições, fomos conseguindo conquistar um público cada vez maior e, hoje, o Sana é considerado a maior feira multi-temática de cultura pop e geek do Norte/Nordeste - com mais de 70 mil visitantes em cada edição”, explica o fundador.


Ele ainda explica que a pluralidade é o principal fator para impulsionar esse crescimento. “O Sana é um evento que atrai fãs de quadrinhos, a audiência de séries, quem gosta de videogame, mangás, dubladores, k-pop, cosplayers, cultura oriental e música pop. Então acaba atraindo vários públicos. Como já estamos há muitos anos no mercado, hoje tem frequentadores das primeiras edições que vão com seus filhos”, complementa.


Para mais informações e ingressos, acesse: https://portalsana.com.br








0 comentário

Comments


bottom of page