top of page
Redação

Sesc SP traz programação completa para o Dia Internacional dos Direitos Humanos

Com objetivo de estimular reflexões sobre o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10/12, as unidades da capital, litoral e interior da rede realizam uma série de ações a partir deste sábado


crédito: divulgação


Para celebrar os 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948, o Sesc São Paulo realiza uma programação completa ao longo deste mês. Serão shows, espetáculos, rodas de conversa, oficinas, filmes e demais ações socioeducativas (a maior parte, gratuitas). A iniciativa chamada “Direitos Humanos para Todas as Pessoas” acontece em 13 unidades do Sesc São Paulo, na capital, litoral e interior – incluindo a exibição de filmes no CineSesc e na Plataforma Sesc Digital.


Segundo Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, a programação visa proporcionar aos participantes uma vivência dos princípios universais, destacando o compromisso permanente da rede com a dignidade humana e igualdade, premissas da sua missão de bem-estar social. “Comprometido com o caráter educativo das ações socioculturais, o Sesc reafirma aquilo que deveria soar evidente: a centralidade dos direitos humanos. Essa constatação inclui a garantia e ampliação desses direitos no cotidiano, para todas as pessoas – trata-se sim de uma redundância, mas com sinal positivo –, de modo a inspirar de maneira prática encontros e convivência, na direção de sociedades norteadas pela cooperação, democracia e comprometidas com o fim das violações de direito”, explica.


Destaques da programação A unidade 24 de Maio abre a programação com a 6ª edição da Feira de Ideias, nos dias 3 e 4 de dezembro. O local apresentará diversos trabalhos e experiências de ações sociais e educativas realizadas por artistas, ativistas, coletivos, estudantes, pesquisadoras/es e jornalistas. As iniciativas são voltadas à proteção dos direitos humanos e promoção das liberdades e diversidades racial, de gênero, de opinião, de orientação sexual, de religião e de expressão. Para fomentar a reflexão sobre a Declaração Universal, haverá espaços para debates no Sesc do Carmo, com os temas: “Direitos Humanos - Injustiça Social e Violência” (em 12/12) e “Direitos Humanos e o Pensamento Social Brasileiro” (em 15/12).


Já o lançamento do livro “História do Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias”, de Renan Quinalha, é um convite para conhecer a fundo a origem das questões de gênero e sexualidade, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP (em 12/12). Outro destaque é o cortejo com o "Grupo Folklórico Kantuta Bolívia", que se apresenta no Sesc Vila Mariana (em 10/12) e é considerado o primeiro grupo da comunidade no Brasil, com o objetivo de difundir práticas culturais bolivianas por meio das danças. Nas unidades do litoral e interior, Santos promove o "Papo e Pagode" (em 10/12), usando música e roda de conversa com coletivos de pessoas em situação de vulnerabilidade social, e em Araraquara realizará uma oficina de Criação de Fanzine em Direitos Humanos (também, em 10/12).


As ações temáticas da agenda “Direitos Humanos para Todas as Pessoas” incluem ainda a programação do DH Fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos, de 6 a 10/12, realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com o Instituto Vladimir Herzog e a Pardieiro Cultural.


O Festival fará uma homenagem inédita à cantora e compositora Dona Ivone Lara (1921-2018), com as presenças da Escola de Samba X9 Paulistana, Nega Duda e Larissa Luz, além da exibição de 16 filmes no CineSesc e na Plataforma Sesc Digital, assinados por cineastas e coletivos das periferias das cidades brasileiras. As informações sobre classificação etária, horários, distribuição e compra de ingressos da programação “Direitos Humanos para as Pessoas” podem ser encontradas em: sescsp.org.br/direitoshumanos.

Comentários


bottom of page