top of page

Slam: os benefícios da poesia falada para crianças e adolescentes


O slam, espécie de competição de poesia falada, vem ganhando destaque nos últimos anos por estimular a criatividade e a expressão dos sentimentos. Por isso, esta forma arte tem uma influência muito positiva nas crianças e adolescentes, podendo ser utilizada até mesmo em sala de aula. Na Zona Leste de São Paulo, os alunos do Marista Escola Social Ir. Lourenço vivenciam na prática essa atividade artística participando de campeonatos e realizando apresentações.


A unidade, que atende gratuitamente crianças e adolescentes, entende o slam como uma oportunidade para expandir o conhecimento da língua portuguesa e da escrita. “O trabalho com esse gênero proporciona ao aluno a expansão da oralidade e das ações do corpo. Os estudantes são os “slammers”, como chamamos, eles não só escrevem como propagam a mensagem, podendo colocar para fora os sentimentos e aumentarem a sua criatividade”, reforça Sued Lima, educador da disciplina xxx. 


Expressão dos sentimentos e incentivo à criatividade 


O Slam Poetry, como é conhecido,, foi ciado por Marc Smith em Chicago na década de 80. O gênero se expandiu pelo Estados Unidos e Europa e, no Brasil, chegou em 2008. Em2012, ganhou as ruas do país com campeonatos anexos ao metrô Guilhermina-Esperança. “A atividade tem origem na periferia, mas ela é importante porque fomenta a produção cultural e circulação dos alunos em seus diversos espaços, como bairros, praças e parques”, reforça Sued. 


O gênero também fortalece os temas retratados em sala de aula, assim como assuntos importantes para a sociedade. “Pautas sociais, história dos movimentos, debates e reflexões sobre os mais variados temas, do amor romântico ao preconceito, são trazidos pelos alunos em sala de aula, isso enriquece e fortalece a importância do slam”, finaliza Sued. 


Para os estudantes, pais e responsáveis, o professor Sued Lima deixa uma lista com dicas de como incentivar o slam e praticar a atividade no dia a dia. 


  1. Conheça o slam


A poesia falada pode ser consumida por todos os públicos, para as crianças e adolescentes essa é uma oportunidade de conhecer artistas contemporâneos, entre eles os trabalhos “Das ruas para as escolas, das escolas para as ruas”, publicado pelo Slam Interescolar SP, os filmes e documentários “Ágora do agora”, disponível no YouTube do Slam Resistência, “Slam Voz de Levante”, dirigido por Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva, e, por fim, “Ontem Esperança, Hoje Guilhermina”.


  1. Estímulo à expressão dos sentimentos

Escrever, ler e propagar mensagens é uma das ferramentas potentes para expressar os sentimentos. Para os adolescentes, principalmente, essa é uma oportunidade de abordar e refletir sobre temas ligados aos acontecimentos da juventude. 


  1. Incentivo à escrita e à Língua Portuguesa

Além de incentivar a oralidade, o conhecimento da poesia falada estimula a leitura e a escrita. Tambémé uma nova ferramenta para o estudo da língua portuguesa que pode ser ofertada em sala de aula e propagada nos espaços dos alunos, seja em casa ou em outro ambiente. 


  1. Reunião de pequenos grupos

O slam pode ser praticado sozinho, mas em conjunto oferece benefícios como interação, cooperação e participação, que auxiliam as crianças e adolescentes durante a vida escolar. Reunir pequenos grupos em casa, realizar apresentações para uma pequena plateia, ou leituras em turma são formas de viver o slam no dia a dia. 


0 comentário

Commentaires


bottom of page