top of page

São Paulo recebe a 20ª Virada Cultural com programação gratuita de 19 a 25 de maio

Virada Cultural
imagem divulgação

A 20ª edição da Virada Cultural, que acontece nos dias 24 e 25 de maio, terá uma série de atrações em diversas localidades da capital paulista. Confira abaixo.


Vale do Anhangabaú


O Vale do Anhangabaú, importante localidade da capital paulista, será palco de uma verdadeira festa democrática. A programação gratuita oferece atividades voltadas ao bem-estar, à expressão artística e ao fortalecimento da cultura urbana paulistana.


No sábado (24) e domingo (25), a Virada Cultural 2025 chega à sua 20ª edição com o tema “20 anos em 24 horas”, levando diversas linguagens artísticas — como música, teatro, dança, circo e mais — para todas as regiões da cidade. Um dos principais símbolos desse retorno ao centro histórico é o palco montado no Novo Anhangabaú, que será tomado por uma programação que tem como objetivo principal democratizar o acesso à cultura, ocupar o espaço urbano com arte e promover o convívio entre diferentes públicos. Entre os destaques do domingo (25), está o aguardado show de João Gomes, das 18h às 19h. Fenômeno do forró e piseiro, o jovem pernambucano — vencedor do Prêmio da Música Brasileira e indicado ao Grammy Latino — promete embalar o público com hits como “Meu Pedaço de Pecado”, “Dengo” e “Poucas Palavras”.


Durante todo o mês, até o dia 29 de maio, a Mostra CULTrua permanece aberta ao público na Galeria Prestes Maia, das 7h às 23h. A exposição é um convite à imersão na arte urbana paulistana, reunindo grandes nomes do graffiti e da arte de rua em obras que refletem a identidade, os conflitos e a potência criativa da cidade.


Além dessas atrações, a programação oferece outras atividades durante toda a semana: Ensaio Aberto: Benza Deusas (segunda, das 20h às 22h), Hip Hop (terça, das 18h às 20h), Lab Breaking (quarta, das 19h às 22h), Forró do Bom (quinta, das 20h às 22h).


Confira a programação completa do Novo Anhangabaú no site ou nas redes sociais.


Serviço - Programação Novo Anhangabaú

Local: Vale do Anhangabaú, s/n – Centro – São Paulo – SP

Como chegar: Metrô - Estações São Bento e Anhangabaú

Instagram: @novoanhangabau

Tik Tok: @novoanhagabau


Sesc Consolação


Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o Sesc Consolação promove uma série de atividades gratuitas que celebram os 20 anos da iniciativa. Nos dias 24 e 25 de maio, a unidade mergulha no imaginário afetivo brasileiro com atividades inspiradas em três paixões nacionais: telenovelas, cinema e memes. Em clima festivo, o público poderá se divertir com cine concerto, bailes, performances e ações interativas que celebram a cultura popular compartilhadas nas telas e nas pistas de dança.


Virada Cultural
A fanfarra, formada por mulheres - crédito: Giselle Galvão

Para abrir o sábado (24), a partir das 18h, a Fanfarra Explode Coração invade o Sesc Consolação com seu cortejo itinerante, em homenagem a Maria Bethânia e ao Carnaval de rua paulistano com uma sonoridade vibrante e inteiramente feminina. Sopros, percussão e alegria para todo mundo se jogar na festa!


Às 19h, na Convivência, o solo Na Medida do Possível | Sotaques do Corpo Popular: Só sei que danço assim..., sob o comando do bailarino Alisson Lima, convida as pessoas a entrarem na dança improvisada com ritmos nordestinos, como forró, coco e xaxado, inspirada no filme O Auto da Compadecida (2000). Às 20h, é a vez do Jamzz Trilhas Sonoras de Novelas, um baile performático, com Cristian Duarte em Companhia, que une jazz dance, trilhas de novelas e figurinos vintage, incentivando o público a dançar e se fantasiar.


Às 21h, o clima segue animado com o Baile Adeus Bené, do coletivo Sampa Charme, que presta homenagem ao personagem Bené do filme Cidade de Deus (2002) e à cultura das favelas. Também, às 21h, o Espaço CPT recebe o espetáculo Cabaré das Vilãs, um show teatral irreverente protagonizado por drag queens que dão vida a vilãs inesquecíveis da teledramaturgia brasileira. E, às 22h, a cantora Ná Ozzetti sobe ao palco do Teatro Anchieta para homenagear duas figuras revolucionárias da música brasileira: Carmen Miranda e Rita Lee.


No domingo(25), pela manhã, às 11h e às 12h30, a DJ Carlu comanda A Magia dos Discos de Vinil Para Crianças, uma vivência musical de toca-discos sobre o universo do vinil. Das 11h às 16h, a oficina Da TV para o Pano de Prato: Estamparia em Estêncil propõe estampar cenas das novelas brasileiras em tecidos com a turma do JAMAC.


Às 13h, no Foyer, e 16h30, na Convivência, a Cia Pé no Chão apresenta Cine e TV Brasil – Nossa Dramaturgia em Cordel, espetáculo que transforma a história da teledramaturgia brasileira em versos de cordel, com música ao vivo. Às 14h, o riso e a memória afetiva ganham corpo com a Lambada da Sucata, vivência conduzida por Adriana Angelelli e Wilson Ciavarelli, que brinca com o universo dos memes dançantes, do kitsch e da lambada, misturando referências da internet, da cultura de salão e da estética popular brasileira.


Às 15h, o Espaço Provisório vira pista de dança com o Baile da Saudade – Samba de Gafieira, inspirado no filme Chega de Saudade (2007), e conduzido por Danilo Sucesso, que propõe um mergulho nostálgico e sensível no universo dos salões. No mesmo horário, a DJ Carlu retorna com a intervenção Disco é Brinquedo, uma discotecagem em vinil com músicas infantis que atravessam gerações, criando um ambiente de descoberta e diversão para toda a família.


Encerrando a programação, às 18h, no Teatro Anchieta, a programação se encerra com o Cine Concerto: Lisbela e o Prisioneiro (2003). O filme de Guel Arraes ganha nova vida com trilha sonora executada ao vivo pela Cine Mancini Orchestra, em um espetáculo que une cinema, música e emoção.


Acompanhe a programação em sescsp.org.br e nas redes sociais do Sesc Consolação.


Museu das Culturas Indígenas (MCI)


O Museu participará da Virada Cultural 2025 com uma programação especial que convidará o público a mergulhar nos saberes, brincadeiras, cantos e espiritualidades dos povos originários. Em 24 de maio (sábado), a instituição realizará duas atividades gratuitas que promoverão o diálogo entre culturas e proporciona vivências de ancestralidade, arte e resistência. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.


No sábado (24), às 14h, será realizada uma edição especial do Dia da Família no Museu, no pré-Virada Cultural. Em uma tarde de imersão cultural, os mestres de saberes indígenas receberão famílias para compartilhar vivências e expressões culturais, por meio de cantos, brincadeiras com arco e flecha, zarabatana, peteca e outras manifestações tradicionais.


O público poderá conferir a videoinstalação Constituinte ontem e hoje, um resgate a histórica manifestação de Ailton Krenak na Assembleia Nacional Constituinte de 1987, que propõe uma reflexão sobre os direitos dos povos indígenas no Brasil contemporâneo. Para completar o passeio, os visitantes poderão conhecer as exposições em cartaz no MCI:


Hendu Porã’rã - escutar com o corpo: uma imersão sensorial na cultura do povo Guarani a partir de linguagens ancestrais e contemporâneas.


Ygapó - Terra Firme: em um espaço imersivo somos convidados a tirar os sapatos para caminhar sobre as folhas da Mata Atlântica e entre o corpo de uma árvore partida ao meio.


Mymba’i, pedindo licença aos espíritos, dialogando com a Mata Atlântica: um chamado para a reflexão sobre os impactos das ações humanas e a urgência de cuidar da natureza.


Nhe'ẽ ry - onde os espíritos se banham: explora dimensões espirituais, territoriais e simbólicas da relação dos povos indígenas com a Mata Atlântica.


Ocupação Decoloniza – SP Terra Indígena: ocupa as áreas externas com grafismos Guarani e murais de onças, criados por artistas indígenas. As obras trazem olhares decoloniais sobre o espaço urbano e destacam a resistência, a luta por direitos e o papel feminino, como parte do movimento de retomada artística indígena contemporânea.


RESISTÊNCIA E CANTO


Para encerrar sua participação na Virada Cultura, o MCI promoverá às 16h, uma roda de Toré, conduzida pelo Coletivo Kanewí. A manifestação cultural é tradicional para diversos povos do Nordeste brasileiro, como os Kariri-Xocó, Pankararé, Pankararu e Xukuru-Kariri. A roda envolve uma dança circular, cantos e música, é uma expressão potente de espiritualidade, identidade e resistência indígena, em conexão com os encantados — entidades espirituais presentes na cosmovisão de diferentes culturas.


O Coletivo Kanewí, fundado por Awassury Fulkaxó e Júlia Maynã, reúne agentes culturais indígenas de diferentes etnias e atua na promoção de ações educativas e artísticas que trazem ao centro a contemporaneidade dos povos originários.


SERVIÇO

Virada Cultural no MCI: artes e brincadeiras indígenas

Data e horário: 24/05/2025, das 14h às 16h

Virada Cultural no MCI: Roda de Toré

Horário: 24/05/2025, das 16h às 17h

Retirada de ingresso no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/


Museu das Culturas Indígenas

Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP

Telefone: (11) 3873-1541

E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br

Site: www.museudasculturasindigenas.org.br

Redes sociais

Instagram (@museudasculturasindigenas)

Facebook (/museudasculturasindigenas)

Twitter (@mcindigenas)

YouTube (@museudasculturasindigenas)


A Paulista Cultural — Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles - IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista — integra a programação oficial da Virada Cultural



MAM - imagem divulgação
MAM - imagem divulgação

Com o objetivo de ampliar o acesso à arte e à cultura e destacar a Avenida Paulista como eixo da cena cultural, a Paulista Cultural — iniciativa que reúne sete instituições — participa da Virada Cultural 2025 com uma intensa programação gratuita, das 18h do sábado, 24 de maio, até as 18h do domingo, 25. Com mais de 45 atividades, entre exposições, teatro, sessões de cinema, doação de livros, oficinas criativas, debate, rodas de conversa, espetáculos circenses, shows, performances de dança, discotecagens e outras experiências voltadas a públicos de todas as idades. Veja a programação completa aqui.


Conheça a programação:


Casa das Rosas na Virada Cultural


A Casa das Rosas participa da Virada Cultural com uma programação gratuita, que inclui roda de conversa, leitura e doação de livros.


No sábado, 24, às 18h, acontece a Roda de Poesia, com Ayelén Medail, Cide Piguet e Leonardo Gandolfi. O encontro reúne conversa, leitura e lançamento das obras Pote de mel e outros poemas, de Gandolfi, e Nossa vingança é o amor: antologia poética (1971–2024), da poeta uruguaia Cristina Peri Rossi, com os tradutores Medail e Piguet. A atividade é gratuita e não requer inscrição prévia.


Já no domingo, 25, às 11h, o público poderá participar de mais uma edição do evento Pegue Livros. Serão disponibilizados títulos de literatura, ensaio, quadrinhos, obras infantojuvenis e catálogos de arte para doação. Cada visitante poderá levar gratuitamente até três itens. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição.


Entre as 12h e as 14h30 de domingo, ocorre a intervenção Consultas Poéticas, uma experiência de acolhimento e inspiração que transforma a poesia em terapia. Em encontros individuais, o público senta-se com um elenco de atores, músicos e bailarinos vestidos de jaleco branco, que prescrevem poemas escolhidos de acordo com as emoções de cada pessoa. Realizada em parceria com o Théâtre de la Ville de Paris e o Instituto POIESIS, a ação oferece um momento de conforto, reflexão e conexão humana. A atividade é gratuita e não requer inscrição prévia.


A Casa das Rosas terá horário estendido no sábado, 24 de maio, das 10h às 20h, e funcionamento normal no domingo, das 10h às 18h. O jardim do museu estará aberto nos dois dias, das 7h às 22h.


Centro Cultural Fiesp na Virada Cultural


O Centro Cultural Fiesp participa da Virada Cultural com uma programação gratuita que inclui exposições, teatro, programação infantil e música.


Durante os dois dias de evento, o público poderá visitar as três exposições em cartaz: MAM São Paulo – encontros entre o moderno e o contemporâneo apresenta mais de 100 obras do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. A mostra Ta'ãngaa, os indígenas por eles mesmos reúne fotografias de oito artistas indígenas, que refletem sobre arte contemporânea a partir de suas referências ancestrais. Já TUDO PODE (perder-se) celebra os 45 anos de trajetória de Tadeu Jungle, um dos precursores da videoarte no Brasil.


No sábado (24), as exposições terão horário estendido para visitação, até às 22h. No domingo, retomam o horário habitual do Centro Cultural Fiesp, das 10h às 20h. Para essas atividades não é necessário reservar ingresso.


Na programação musical, a Esplanada do Centro Cultural Fiesp recebe no sábado, 24, às 19h, o show de Leo Mancini, com releituras acústicas de clássicos dos anos 80 e 90 — como Rush, Depeche Mode e Tears For Fears. Classificação livre e entrada gratuita, também sem necessidade de reserva.


O teatro também integra a programação. No sábado, 24, às 20h, e no domingo, 25, às 19h, o público poderá assistir ao espetáculo Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso, dirigido por Felipe Hirsch. A peça faz uma leitura poética e provocativa sobre a avenida mais icônica da cidade.


Para o público infantil, nos dois dias de Virada, está em cartaz o espetáculo A incrível viagem do Quintal, às 14h. A montagem acompanha quatro personagens em uma jornada pelo Brasil, onde descobrem tradições e elementos da cultura popular em diferentes regiões do país. Para as duas programações de artes cênicas, encenadas no Teatro do Sesi-SP, é necessário a reserva antecipada de ingressos pelo site sesisp.org.br/eventos, a partir de segunda-feira,19 de maio, às 8h.


No domingo(25), às 11h, acontece a apresentação musical Tributo a Stevie Ray Vaughan, com Filippe Dias Trio, na Esplanada. A banda presta homenagem ao guitarrista texano com um repertório ao vivo. Às 16h, a dupla Barba & Bygode apresenta o show Tributo a Raul Seixas e Belchior. As apresentações têm classificação livre e não exigem retirada de ingressos.


O Centro Cultural Fiesp terá horário estendido no sábado, 24 de maio, das 10h às 22h, e no domingo, horário normal, das 10h às 20h.


IMS Paulista na Virada Cultural


O IMS Paulista participa da Virada Cultural com uma programação diversificada e gratuita, que inclui duas exposições, sessões de cinema, oficina e conversas. O público poderá visitar a exposição Luiz Braga – Arquipélago imaginário, que reúne cerca de 250 fotografias do artista paraense — 190 delas inéditas — com registros da Amazônia ao longo de 50 anos, e Beleza valente, mostra fotográfica dedicada à produção de Zanele Muholi que retrata a comunidade negra LGBTQIAPN+ pelo mundo.


No sábado (24) às 16h, será realizada a oficina Câmera escura: O mundo de ponta-cabeça, que convida o público a explorar o entorno da Avenida Paulista a partir de uma experiência visual. Ainda no sábado, às 20h, acontece uma conversa sobre os fotolivros exibidos na exposição Espelho interior: fotolivros e o autorretrato contemporâneo, em cartaz na Biblioteca de Fotografia, e, às 22h, a curadora Daniele Queiroz conduz uma visita guiada pela exposição de Zanele Muholi.


Durante todo o fim de semana, a sala de cinema do IMS exibe gratuitamente sessões com filmes e mostras de cineastas brasileiros e estrangeiros. Entre os destaques, estão Kasa Branca, de Luciano Vidigal, vencedor de diversos prêmios no Festival do Rio, em 2024, como o de Melhor Direção e Melhor Fotografia, e a animação brasileira Abá e sua banda, de Humberto Avelar. Também serão exidos filmes de mostras dedicadas a artistas, como Zanele Muholi, a cineasta Ida Lupino, além de uma sessão de curtas-metragens do projeto INDETERMINAÇÕES, que promove diálogos entre diferentes obras dos cinemas negros brasileiros. Verifique a programação completa dos filmes no site.


Os visitantes também poderão visitar a loja IMS por Travessa (com todas as publicações do IMS com 20% de desconto), o café e o restaurante Balaio, além da escultura Eco, de Richard Serra.


O IMS Paulista terá horário estendido no sábado, 24 de maio, das 10h à meia-noite, e no domingo, horário normal, das 10h às 20h.


Itaú Cultural na Virada Cultural


O Itaú Cultural participa da Virada Cultural com uma programação gratuita e diversificada que contempla exposições, cinema, teatro infantil e intervenção artística.


Na programação de cinema, o público poderá conferir o longa-metragem O Auto da Compadecida 2, de Guel Arraes e Flávia Lacerda, lançado em 2024. A comédia acompanha o retorno de João Grilo a Taperoá, onde se torna alvo da disputa entre os políticos locais por seu apoio como cabo eleitoral. As sessões acontecem no sábado, 24, às 17h, 19h e 21h, e no domingo, 25, às 14h, 16h e 18h. A sala comporta até 224 pessoas por sessão. Classificação 12 anos. Entrada gratuita, com reserva antecipada a partir de 20 de maio, às 12h, no site.


Também no sábado (24), às 19h e às 21h, o público poderá participar da atividade Expedição Brasiliana: A exposição assombra, uma experiência noturna e sensorial na exposição Brasiliana. Ambientado em clima de terror e suspense, o percurso convida os participantes a ouvir e criar histórias de medo inspiradas nas obras em exibição e em suas próprias memórias. A atividade ocorre no Espaço Olavo Setúbal, tem duração de 60 minutos, classificação 16 anos e capacidade para 20 pessoas por sessão. Entrada gratuita, com reserva antecipada a partir de 20 de maio, às 12h, no site.


No domingo (25) às 11h, a programação acontece diretamente no Bulevar do Rádio — espaço localizado entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista — com a intervenção infantil Quintal de Vó, que propõe uma experiência afetiva por meio de brincadeiras sertanejas, estações de leitura, criação de varais de memórias e desenhos. Duração: 90 minutos. Classificação livre. Participação gratuita, sem necessidade de inscrição.


Ainda no domingo, às 15h e às 17h, o teatro infantil toma conta do palco do IC com o espetáculo A Botija, Um Pequeno Inventário de Histórias Fantásticas do Nordeste Brasileiro, da Cia. Fabulinhando. A peça acompanha três netos em busca de uma botija de ouro, cruzando o caminho de figuras do folclore nordestino, como a Caipora e a Princesa da Serra. Classificação livre. Capacidade por sessão: 70 lugares. Entrada gratuita, com reserva antecipada a partir de 20 de maio, às 12h, no site.


Durante os dois dias de evento, o público poderá visitar cinco exposições em cartaz. A mostra Ocupação Palavra Cantada, voltada ao público infantil, apresenta o universo da dupla Palavra Cantada formada por Sandra Peres e Paulo Tatit. A exposição Carlos Zilio: uma retrospectiva de 60 anos de criação reúne mais de 100 obras do artista produzidas entre 1966 e 2022, percorrendo sua trajetória entre o engajamento político e a experimentação abstrata nas artes visuais. A mostra Ocupação Ana Mae Barbosa celebra os 70 anos de carreira da educadora e precursora da arte-educação no Brasil, reunindo mais de 300 itens, como livros, documentos, objetos pessoais e registros audiovisuais. Já a exposição Coleção Numismática, no Espaço Herculano Pires, exibe cerca de 2.900 peças, entre moedas, medalhas, condecorações e obras relacionadas ao universo monetário. Por fim, a exposição permanente Brasiliana, no Espaço Olavo Setúbal, reúne mais de 1.300 obras que narram cinco séculos da história brasileira por meio de pinturas, manuscritos, aquarelas, gravuras e documentos históricos.


No caso de atividades que necessitam de ingresso, quem não conseguir reservar o seu pode comparecer ao Itaú Cultural no dia do evento e entrar em uma fila de espera, que começa a ser organizada uma hora antes do começo da atração. Os ingressos que tiverem desistência serão distribuídos por ordem de chegada. O Itaú Cultural terá horário estendido nos dois dias. No sábado, 24 de maio, funcionará das 11h à meia-noite, e no domingo, 25 de maio, das 10h às 19h.


Japan House São Paulo na Virada Cultural


Durante o evento, o público poderá conferir a exposição Princípios japoneses: design e recursos com seus 16 projetos voltados para a sustentabilidade e o máximo aproveitamento de recursos e materiais, feitos por 14 criadores japoneses. A exposição apresenta ainda, a Paper Log House, projeto do arquiteto japonês vencedor do prêmio Pritzker 2014 Shigeru Ban, pensada para servir como habitação temporária em situações emergenciais, como em casos de desastres naturais, é construída com materiais de fácil acesso como tubos de papelão, madeiras e engradados de plástico.


No domingo (25) a Japan House São Paulo promove a Oficina de Customização de marmitas com Pilot Pen e embalagens Furoshiki com Sofia Kamatani com sessões às 10h30, 14h, 15h30 e 17h. Durante a atividade, a palestrante e escritora especialista em Furoshiki, a arte milenar japonesa de embalagens com tecidos, Sofia Kamatani, guiará os participantes em uma jornada de customização de obentō (marmitas japonesas), estimulando a criatividade artística de cada um. A atividade presencial possui vagas limitadas, para participar é necessário realizar inscrição prévia pelo Hoppin.


A Japan House São Paulo terá horário estendido no sábado, 24 de maio, das 10h à meia-noite, e funcionamento normal no domingo, das 10h às 19h. O Aizomê Café e a loja Shin, ambos no térreo, também estarão com este horário especial.


MASP na Virada Cultural


O MASP participa da Virada Cultural com uma programação que inclui cinema ao ar livre e visita às 12 exposições em cartaz. No sábado, 24 de maio, o museu estará aberto para visitação em horário estendido: das 10h à meia-noite, com entrada gratuita exclusivamente nesse dia, sendo a última entrada até as 23h. Para visitar as mostras, é necessário reservar com antecedência o ingresso no site do MASP, que dará acesso a todas as exposições.


Estarão em cartaz no Edifício Lina Bo Bardi: A Ecologia de Monet; Frans Krajcberg: reencontrar a árvore; Hulda Guzmán: frutas milagrosas; Mulheres Atingidas por Barragens: bordando direitos; Sala de Vídeo: Inuk Silis Høegh; e Acervo em Transformação – mostra de longa duração que reúne obras do acervo do museu. No Vão Livre, o público encontrará a instalação interativa O Outro, eu e os outros, do artista colombiano Iván Argote. No Edifício Pietro Maria Bardi, será possível visitar: No Edifício Pietro Maria Bardi: Isaac Julien: Lina Bo Bardi — Um maravilhoso emaranhado; Artes da África; Geometrias; Renoir e Histórias do MASP.


Na noite de sábado (24) a partir das 18h, o Vão Livre do MASP se transforma em uma sala de cinema a céu aberto para celebrar a obra de um dos grandes nomes da cinematografia brasileira. Em parceria com a Spcine, o museu presta homenagem ao cineasta Cacá Diegues (1940- 2025) — um dos pilares do Cinema Novo — cuja filmografia atravessou mais de cinco décadas. A programação inclui a exibição dos filmes:


18h: Escola de Samba Alegria de Viver (1962, 20 min), seguido de Deus é Brasileiro (2003, 1h50);

20h40: Dias Melhores Virão (1989, 1h32);

22h40: o clássico Bye Bye Brasil (1979, 1h40).

Todas as sessões são gratuitas, com ingressos distribuídos uma hora antes de cada exibição, sujeitos à lotação do espaço. Classificação indicativa: Conforme a programação de filmes.


Sesc Avenida Paulista na Virada Cultural


O Sesc Avenida Paulista participa da Virada Cultural com uma programação variada e gratuita que inclui espetáculos circenses, dança, música, oficina de origami e exposição.


Durante os dois dias de evento, o público poderá visitar a exposição Espelho do poder, com curadoria de Clarissa Diniz. Concebida como um show audiovisual, a mostra investiga práticas de espelhamento nas obras de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, reunindo dois filmes que tratam o espelhamento como linguagem e método. A exposição pode ser vista no 5º andar, é gratuita e tem classificação indicativa de 12 anos. No sábado, 24, a exposição ficará disponível para visitação até às 23h30.


No sábado (24) às 20h, e no domingo, 25, às 18h, será apresentado o espetáculo de dança Great Fake, com Iara Izidoro. Com duração de 60 minutos, a performance investiga a construção do corpo e da identidade em torno das noções de real e não real. A apresentação acontece no 13º andar, com classificação de 14 anos e acesso gratuito mediante retirada de ingressos — online a partir das 12h do dia 24 de maio ou presencialmente, a partir das 16h, nas unidades da Rede Sesc.


A música toma conta do terraço no sábado, das 19h à meia-noite, com o coletivo As Mina Risca, que assume as pick-ups com sets de funk, house, afrobeat e ritmos brasileiros. A apresentação é livre e o acesso ocorre mediante agendamento gratuito do Mirante no aplicativo Credencial Sesc SP.


Ainda no sábado, das 20h à meia-noite, o térreo do Sesc Avenida Paulista recebe a festa Nos Tempos da Soweto, comandada por Tio Fresh, Vitonez e Vivian Marques. O trio celebra as noites do icônico Baile da Soweto dos anos 90 com muito rap e R&B. Classificação: 14 anos. Grátis, sem retirada de ingressos, sujeito à lotação.


No domingo (25) às 12h30 e às 17h30, o espetáculo circense Tarântula Transita, com Vulcanica Pokaropa, leva o público a uma fábula sobre sonhos e superações por meio de comicidade, mágica, manipulação de bonecos e números de bambolê e malabares. Com duração de 50 minutos, a apresentação será no térreo, com classificação livre e entrada gratuita.


A partir das 14h30, o público poderá participar da oficina Ateliê de Origamis, conduzida por educadores do núcleo de Tecnologias e Artes. Serão ensinadas diferentes dobraduras, como pássaros, dinossauros e outros animais. Classificação livre, entrada gratuita, com retirada de senhas 30 minutos antes do início da atividade.


Encerrando a programação, às 15h do domingo, acontece a apresentação circense Teddy Boys – Plataforma 9 ¾, da Cia Círculo, no Bulevar do Rádio, espaço localizado entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. Com duração de 30 minutos, a performance transforma uma estação de trem em palco para acrobacias, música e humor. Classificação livre e acesso gratuito, sem retirada de ingressos.


O Sesc Avenida Paulista terá horário estendido no sábado, 24 de maio, das 10h à meia-noite, e no domingo, horário normal, das 10h às 18h30.


Serviços:

Paulista Cultural na 20ª Virada Cultural

Quando: 24 e 25 de maio de 2025


Casa das Rosas na Virada Cultural


Roda de Poesia

Quando: Sábado, 24 de maio de 2025

Horário: 18h

Gratuita


Pegue Livros

Quando: Domingo, 25 de maio de 2025

Horário: 11h

Cada visitante poderá levar gratuitamente até três itens

Gratuita


Consultas Poéticas

Quando: Domingo, 25 de maio de 2025

Horário: 12h

Local: Avenida Paulista, 37 (Estação Brigadeiro do Metrô)

Gratuita


A Casa das Rosas terá horário estendido no sábado, 24 de maio, das 10h às 20h, e funcionamento normal no domingo, das 10h às 18h. O jardim do museu estará aberto nos dois dias, das 7h às 22h.


Centro Cultural Fiesp na Virada Cultural

Exposições: MAM São Paulo – encontros entre o moderno e o contemporâneo

Ta'ãngaa, os indígenas por eles mesmos

Tudo Pode (perder-se)

Quando: Sábado, 24, e domingo, 25 de maio de 2025

Horários: Sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 20h

Gratuita


Show | Leo Mancini

Quando: Sábado, 24 de maio de 2025

Horário: 19h

Classificação livre, sem necessidade de reserva

Gratuita


Teatro | Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso

Quando: Sábado, 24 de maio de 2025

Horário: 20h

Os ingressos devem ser reservados pelo site sesisp.org.br/eventos

Gratuita


Show |Tributo a Stevie Ray Vaughan, com Filippe Dias Trio

Quando: Domingo, 25 de maio de 2025

Horário: 11h

Classificação livre, sem necessidade de reserva

Gratuita


Teatro infantil | A incrível viagem do Quintal

Quando: Domingo, 25 de maio de 2025

Horário: 14h

Os ingressos devem ser reservados pelo site

Gratuita


Show |Tributo a Raul Seixas e Belchior, com Barba & Bygode

Quando: Domingo, 25 de maio de 2025

Horário: 16h

Classificação livre, sem necessidade de reserva

Gratuita


Teatro | Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso

Quando: Domingo, 25 de maio de 2025

Horário: 19h

Os ingressos devem ser reservados pelo site

Local: Avenida Paulista, 1313, São Paulo – SP (Estação Trianon-MASP do Metrô) Gratuita


O Centro Cultural Fiesp terá horário estendido no sábado, 24 de maio, das 10h às 22h, e no domingo, horário normal, das 10h às 20h.


IMS Paulista na Virada Cultural


Exposições:

Luiz Braga – Arquipélago imaginário

Zanele Muholi: Beleza valente

Quando: Sábado, 24, e domingo, 25 de maio de 2025

Horários: Sábado, das 10h às 00h; domingo, das 10h às 20h

Gratuita


Oficina | Câmera escura: o mundo de ponta-cabeça

Quando: Sábado, 24 de maio de 2025

Horário: 16h

Distribuição de senhas: A partir das 15h30 (limite de uma senha por pessoa)

Duração: 2 horas Capacidade: 20 vagas Classificação: livre

Gratuita


Conversa | Espelho interior: fotolivros e o autorretrato contemporâneo

Quando: Sábado, 24 de maio de 2025

Horário: 20h

Distribuição de senhas: A partir das 19h (limite de uma senha por pessoa)

Duração: 1 hora

Capacidade: 40 vagas

Classificação: 12 anos

Gratuita


Visita Guiada | Zanele Muholi: Beleza valente

Quando: Sábado, 24 de maio de 2025

Horário: 22h

Distribuição de senhas: A partir das 21h (limite de uma senha por pessoa)

Duração: 50 minutos Capacidade: 60 vagas

Classificação: 12 anos

Gratuita


Cinema no IMS Paulista

Quando: Sábado, 24, e domingo, 25 de maio de 2025

Horários: Sábado, das 14h às 00h; domingo, das 14h às 22h

Classificação indicativa: Conforme a programação de filmes

Capacidade por sessão: 145 pessoas

Entrada sujeita à lotação do espaço

Consulte a programação completa no site

Gratuita


Local: Avenida Paulista, 2424, São Paulo – SP (Estação Consolação do Metrô) O IMS Paulista terá horário estendido no sábado, 24 de maio, das 10h à meia-noite, e no domingo, horário normal, das 10h às 20h.


Itaú Cultural na Virada Cultural


Exposições:

Ocupação Palavra Cantada

Carlos Zilio: uma retrospectiva de 60 anos de criação

Ocupação Ana Mae Barbosa

Coleção Numismática Brasiliana

Quando: Sábado, 24, e domingo, 25 de maio de 2025

Horários: Sábado, das 11h às 00h; domingo, das 10h às 19h

Gratuita


Cinema | O Auto da Compadecida 2

Quando: Sábado, 24, e domingo, 25 de maio de 2025

Horários: Sábado, 17h, 19h e 21h; domingo, 14h, 16h e 18h

Classificação indicativa: 12 anos Capacidade por sessão: 224 pessoas

Os ingressos devem ser reservados pelo site (a partir de 20 de maio, às 12h)

Gratuita


Atividade Educativa | Expedição Brasiliana: A exposição assombra

Quando: Sábado, 24 maio de 2025

Horários: 19h e 21h

Classificação indicativa: 16 anos

Capacidade por sessão: 20 pessoas

Duração: 1 hora

Os ingressos devem ser reservados pelo site (a partir de 20 de maio, às 12h)

Gratuita


Infantil | Quintal de Vó

Quando: Domingo, 25 maio de 2025

Horário: 11h

Classificação: livre

Sem necessidade de reserva

Local: Bulevar do Rádio — espaço localizado entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista

Gratuita


Teatro infantil | A Botija, Um Pequeno Inventário de Histórias Fantásticas do Nordeste Brasileiro Com a Cia Fabulinhando

Quando: Domingo, 24 maio de 2025

Horários: 15h e 17h

Classificação: livre

Capacidade por sessão: 70 pessoas

Os ingressos devem ser reservados pelo site (a partir de 20 de maio, às 12h)


Local: Avenida Paulista, 149, São Paulo – SP (Estação Brigadeiro do Metrô) Gratuita O Itaú Cultural terá horário estendido nos dois dias. No sábado, 24 de maio, funcionará das 11h à meia-noite, e no domingo, das 10h às 19h. No caso de atividades que necessitam de ingresso, quem não conseguir reservar o seu pode comparecer ao Itaú Cultural no dia do evento e entrar em uma fila de espera, que começa a ser organizada uma hora antes do começo da atração. Os ingressos que tiverem desistência serão distribuídos por ordem de chegada.


Japan House São Paulo na Virada Cultural


Exposição: Princípios japoneses: design e recursos

Quando: Sábado, 24, e domingo, 25 de maio de 2025

Horários: Sábado, das 10h às 00h; domingo, das 10h às 19h

Gratuita


Oficina | Customização de marmitas com Pilot Pen e embalagens Furoshiki

Com Sofia Kamatani

Quando: Domingo, 25 de maio de 2025

Horários: 10h30, 14h, 15h30 e 17h

Duração: 60 minutos

Vagas limitadas

Classificação: 14 anos

As sessões das oficinas são independentes. Para participar, os ingressos devem ser reservados no site

Gratuita


A Japan House São Paulo terá horário estendido no sábado, 24 de maio, das 10h à meia-noite, e funcionamento normal no domingo, das 10h às 19h. O Aizomê Café e a loja Shin, ambos no térreo, também estarão com este horário especial.


MASP na Virada Cultural

Exposições no Edifício Lina Bo Bardi: A Ecologia de Monet

Frans Krajcberg: reencontrar a árvore

Hulda Guzmán: frutas milagrosas

Mulheres Atingidas por Barragens: bordando direitos

Sala de Vídeo: Inuk Silis Høegh

Acervo em Transformação

O Outro, eu e os outros


Exposições no Edifício Pietro Maria Bardi:

Isaac Julien: Lina Bo Bardi — Um maravilhoso emaranhado

Artes da África Geometrias

Renoir

Histórias do MASP

Quando: Sábado, 24, e domingo, 25 de maio de 2025

Horários: Sábado, das 10h às 00h, com entrada gratuita exclusivamente nesse dia, sendo a última entrada até às 23h; domingo, das 10h às 18h, entrada até às 17h

O acesso requer reserva antecipada de ingresso pelo site do MASP. Um único ingresso dá acesso a todas as exposições.


Cinema no Vão Livre — Sessão especial Cacá Diegues

Quando: Sábado, 24 de maio de 2025

Horários: 18h: Cinco Vezes Favela – episódio: Escola de Samba Alegria de viver (1962) + Deus é Brasileiro (2003) Classificação: 14 anos 20h40: Dias Melhores Virão (1989) Classificação: 14 anos 22h40: Bye Bye Brasil (1979) Classificação: 18 anos

Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada exibição Entrada sujeita à lotação do espaço Classificação indicativa: Conforme a programação de filmes


Local: Avenida Paulista, 1.578 e 1.510, São Paulo – SP (Estação Trianon-MASP do Metrô) Gratuita O MASP terá horário estendido no sábado, 24 de maio, das 10h à meia-noite, entrada até às 23h, e no domingo, horário normal, das 10h às 18h, entrada até às 17h.


Sesc Avenida Paulista na Virada Cultural


Exposição: Espelho do poder

Quando: Sábado, 24, e domingo, 25 de maio de 2025

Horários: Sábado, das 10h às 23h30; domingo, das 10h às 18h30

Classificação indicativa: 12 anos

Gratuita


Espetáculo de dança | Great Fake

Quando: Sábado, 24, e domingo, 25 de maio de 2025

Horários: Sábado, 20h; domingo,18h

Classificação indicativa: 14 anos Duração: 1 hora

Os ingressos devem ser reservados pelo site (a partir de 24 de maio, às 12h) ou presencialmente, a partir das 16h, nas unidades da Rede Sesc

Gratuita


Música | As Mina Risca

Quando: Sábado, 24 de maio de 2025

Horário: das 19h à meia-noite

Classificação: livre

O acesso ocorre mediante agendamento gratuito do Mirante no aplicativo Credencial Sesc SP

Gratuita


Música | Nos Tempos da Soweto

Quando: Sábado, 24 de maio de 2025

Horário: das 20h à meia-noite

Classificação indicativa: 14 anos S

em necessidade de reserva. Entrada sujeita à lotação do espaço

Gratuita


Circo | Tarântula Transita

Quando: Domingo, 25 de maio de 2025

Horários: 12h30 e 17h30

Classificação: livre

Duração: 50 minutos Sem necessidade de reserva.

Entrada sujeita à lotação do espaço

Gratuita


Oficina | Ateliê de Origamis

Quando: Domingo, 25 de maio de 2025

Horário: 14h30

Classificação: livre

As senhas para participar estarão disponíveis 30 minutos antes da atividade

Entrada sujeita à lotação do espaço

Local: Avenida Paulista, 119, São Paulo – SP (Estação Brigadeiro do Metrô)

Gratuita


Circo | Teddy Boys – Plataforma 9 ¾ com a Cia Círculo

Quando: Domingo, 25 de maio de 2025

Horário: 15h

Classificação: livre

Duração: 30 minutos

Sem necessidade de reserva

Local: Bulevar do Rádio — espaço localizado entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista Gratuita


O Sesc Avenida Paulista terá horário estendido no sábado, 24 de maio, das 10h à meia-noite, e no domingo, horário normal, das 10h às 18h30.


Locais das atividades:

Casa das Rosas: Avenida Paulista, 37, São Paulo - SP (Estação Brigadeiro do Metrô)

Centro Cultural Fiesp: Avenida Paulista, 1313, São Paulo – SP (Estação Trianon-MASP do Metrô)

Instituto Moreira Salles - IMS Paulista: Avenida Paulista, 2424, São Paulo – SP (Estação Consolação do Metrô) Itaú Cultural: Avenida Paulista, 149, São Paulo – SP (Estação Brigadeiro do Metrô)

Japan House São Paulo: Avenida Paulista, 52, São Paulo – SP (Estação Brigadeiro do Metrô) MASP: Avenida Paulista, 1.578 e 1.510, São Paulo – SP (Estação Trianon-MASP do Metrô) Sesc Avenida Paulista: Avenida Paulista, 119, São Paulo – SP (Estação Brigadeiro do Metrô)

Commentaires


bottom of page