Foto: Arquivo Fábricas de Cultura/Divulgação
As Fábricas de Cultura, Oficinas Culturais e a Rede de Museus-Casas Literários, programas da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poiesis, irão celebrar o Carnaval durante todo o mês de fevereiro. A programação é gratuita e aberta para todos os públicos, com eventos em diversas regiões da cidade, principalmente nas periferias. Quem estiver pelo centro, na Região Metropolitana (Osasco e Diadema) ou no litoral sul (Iguape) também poderá aproveitar as atrações carnavalescas.
Confira os destaques:
Zona Norte
A festa começa na Fábrica de Cultura Brasilândia com o "Cine Folia", dia 8 (quarta-feira) às 10h. A ação exibirá diversos filmes, animações e documentários relacionados ao Carnaval. Já a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, em parceria com os blocos da região norte, leva para as ruas do entorno do Largo da Matriz Senhora do Ò um grande festival carnavalesco. Nos dias 12, 18. 19, 20 e 21 de fevereiro, a partir das 10h, o público poderá acompanhar os desfiles dos blocos Akió, Jaé e Urubó.
E a diversão continua para a criançada com o pré-carnaval Folia Mirim na Oficina Cultural Juan Serrano, em Taipas. No dia 14 (terça-feira) os participantes poderão criar adereços artísticos com materiais e recursos disponibilizados pelo espaço. No final, todos participam de um bailinho onde as peças criadas poderão ser utilizadas e depois levadas para casa. A atividade será realizada no período da manhã, das 9h às 11h, e à tarde, das 14h às 16h. É necessário se inscrever (até 10/2) em cada uma das turmas: manhã - Aqui; tarde - Aqui .
Outro baile para a criançada acontece na Fábrica de Cultura Jaçanã, no dia 17 (sexta-feira), às 15h. O Baile de Carnaval da unidade recebe a Cia Conto no Pé da Árvore que conduzirá a festa com muita música e dança. No dia 28 (terça-feira), às 14h, a Equipe de Biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã promove a atividade online "Deixa eu te contar", que mostrará ao público um pouco da história dos carnavais pelo Brasil por meio do livro Maracatu, de Toni Brandão. A transmissão será no canal das Fábricas.
Zona Leste
Em Itaquera, a Oficina Cultural Alfredo Volpi celebra os 13 anos do Bloco do Jatobá, do coletivo de mesmo nome, com um cortejo composto por toda a charanga de músicos instrumentistas de sopro, percussão, artistas circenses, bonecões de Olinda e estandartes do bloco. Após quase três anos sem levar a diversão do Carnaval para as ruas da região, a passagem do "Bloco do Jatobá" retorna à Praça Itaquera no dia 11 (sábado) às 15h.
Zona Sul
Quem quiser exercitar a escrita poética poderá aproveitar a atividade Poesia Carnavalesca, organizada pela Equipe de Biblioteca da Fábrica de Cultura Jardim São Luís. Os participantes serão convidados a criar poesias dentro desta temática tendo como referência o livro Sol de Outono, de Sílvia Alves. O encontro será na sexta-feira (17), às 15h. Outra Equipe de Biblioteca que não ficará de fora é a da Fábrica de Cultura Capão Redondo que realiza a ação Pra quê Carnaval? com objetivo de mostrar a importância desta celebração para a cultura nacional e diaspórica no dia 24, sexta-feira, às 14h.
No sábado, 25, o Bloco de Carnaval da Fábrica de Cultura Capão Redondo convida educadores, aprendizes e moradores a tirarem as fantasias dos armários para celebrar. A concentração começa às 13h com direito a maquiagem. O bloco sairá da unidade às 14h realizando um baile musical pelas ruas do Capão Redondo até às 17h.
Centro
Quem estiver pelo centro da cidade poderá aproveitar a roda de conversa Do Samba ao Corso: o Carnaval do início do século XX, com os educadores Rodrigo Vieira, Ronei Gulke e Arthur Major, da Casa Guilherme de Almeida e da Casa Mário de Andrade. A conversa girará em torno do Carnaval dos trabalhadores negros que ocorria no Largo da Banana e na Barra Funda, no início do século XX. Também serão abordados os desfiles de carros, conhecidos como “corsos”, que aconteciam na Avenida Paulista. Com inscrições pelo site até 13 de fevereiro, a atividade acontece na Casa Guilherme de Almeida no dia 15 (quarta-feira) das 14h às 16h.
As crianças também poderão se divertir com a Oficina de Férias: Adereços Carnavalescos, no dia 17 (sexta-feira) das 13h às 15h, no Orquidário da Casa das Rosas, com os Arthur Major e Irlani Carvalho, educadores da Casa Mário de Andrade. A atividade é inspirada no livro Pauliceia desvairada (1922), de Mário de Andrade, que traz a figura do arlequim, personagem da comédia italiana que se tornou uma fantasia popular nas folias carnavalescas da época do escritor, perambulando pela cidade de São Paulo. Neste encontro, os participantes irão confeccionar adereços carnavalescos de outras épocas. Para participar da atividade é necessário se inscrever pelo site até a data da atividade.
Região Metropolitana
Quem estiver pela Região Metropolitana de São Paulo também poderá aproveitar as celebrações. No dia 9 (quinta-feira) às 14h, a Fábrica de Cultura Diadema recebe o Grupo Baque CT para realizar uma Oficina de Adereços Carnavalescos e Workshop de Dança e Toques de Maracatu. Neste encontro o público terá contato com o Maracatu de Baque Virado através de sua história, toadas tradicionais, passos de dança e as formas de tocar cada instrumento percussivo enquanto o grupo se apresenta. E a música segue presente na unidade nos dias 14 e 15 de fevereiro com a atividade Batuques do Brasil, ministrada pela multiartista periférica e descendente quilombola Ana Cacimba. A artista convida os participantes a brincarem com os ritmos tradicionais através das danças, canções e histórias. Na terça, 14, a atividade acontece das 14h às 19h, e na quarta, 15, das 9h às 14h.
Em Osasco, a Fábrica de Cultura 4.0 promove seu 1º baile de Carnaval no dia 25, sábado, às 13h, para comemorar os 61 anos da cidade e homenagear a escritora Carolina Maria de Jesus, que já morou no município. O RochBaile passará pelos arredores do bairro do Rochdale junto com o projeto Cultura na Calçada.
Litoral Sul
De 7 a 15 de fevereiro, a Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape realiza o CarnaFabrica com oficinas, sessões de cinema e o tradicional baile de Carnaval. As atividades são indicadas para maiores de 9 anos. A programação começa no dia 7, terça-feira, com a Oficina de Confecção de Estandartes, onde os participantes terão a oportunidade de confeccionar suas próprias peças. Na quarta (8), tem a Oficina de Produção de Confetes utilizando folhas secas. No dia 9, quinta, acontece a Oficina de Confecção de Máscaras Carnavalescas, e na sexta-feira (10), a Oficina de Pintura Facial para Carnaval. Todas as atrações serão realizadas às 14h e não necessitam de inscrição.
Em homenagem à tradição de confecção e desfile de bonecões nos carnavais, como o centenário Zé Pereira e a Sra Jurídica, a unidade promove a Oficina de Confecção de Cabeções nos dias 14 e 15, terça e quarta-feira, das 14h às 17h. Os cabeções serão produzidos com materiais recicláveis e desfilarão pelas ruas da cidade. Não é necessário realizar inscrição.
Também há espaço para a música com a passagem da charanga "Eh Mestre Charanguete!", formada por músicos iguapenses, que apresentará peças de grandes intérpretes da música nacional, com releitura de marchinhas e frevos, nos dias 14 e 15, às 10h e às 17h30 em ambas as datas. E o CarnaFabrica de Iguape chega ao fim com o CineFlix que exibirá no dia 14, terça-feira, às 19h, o filme Trinta (2014), sobre a trajetória de Joãosinho Trinta, desde o anonimato à fama, quando assumiu o posto de carnavalesco da Acadêmicos do Salgueiro, em 1974, tradicional escola de samba do Carnaval carioca.
Comments