É hoje! Conadoula 2025 debate regulamentação da profissão, saúde integral da mulher e políticas públicas para um parto digno
- Redação
- há 1 hora
- 2 min de leitura

De hoje (15) até o dia 18 de maio, a 9ª Convenção Nacional de Doulas (Conadoula) reunirá em São Paulo, no Teatro Ressurreição, no bairro do Jabaquara, lideranças, ativistas e profissionais da saúde em torno do tema "Doulas em Movimento: Tecendo Redes de Cuidado e Resistência". O evento, organizado pela Associação de Doulas de São Paulo (ADOSP) e Federação Nacional de Doulas (FENADOULASBR), discutirá:
O papel da doula na construção de uma experiência positiva de parto
A urgência da regulamentação da profissão (ainda não reconhecida oficialmente no
Brasil);
O combate à violência obstétrica (que atinge 45% das brasileiras, segundo Fiocruz);
Estratégias para incluir doulas no SUS e em políticas públicas.
Mas afinal, quem são as doulas?
"Doulas são profissionais que oferecem apoio contínuo físico, emocional e informativo a mulheres durante a gestação, o parto e o pós-parto. Elas não realizam procedimentos clínicos, mas têm um papel essencial na experiência do nascimento, proporcionando conforto, segurança e autonomia às gestantes. Sua atuação tem impacto direto na qualidade do cuidado, no fortalecimento dos vínculos familiares e na redução de intervenções desnecessárias no parto", explica a presidenta da Federação Nacional de Doulas do Brasil (Fenadoulas), Morgana Eneile.
O evento vai contar com a presença de representantes do Ministérios da Saúde, das Mulheres e da Igualdade Racial, para debates estratégicos sobre articulação por políticas públicas, a doula e a ancestralidade no cuidado e experiências bem-sucedidas de doulas no SUS. Estão confirmadas as Deputadas Sâmia Bonfim (PSOL-SP), Beth Sahão (PT-SP) e as vereadoras Luana Alves (PSOL-SP) e Fernanda Curti (PT-SP).
Ato público:
No dia 18/05 acontece uma intervenção urbana pelo parto respeitoso. (aberto à população).
Por que acompanhar?
Em um país com 56% de cesáreas (contra 10-15% recomendados pela OMS), as doulas
são agentes de transformação. A Conadoula é o principal espaço para pressão por direitos, troca de saberes e visibilidade dessa categoria essencial à saúde materna, um movimento de base comprometido com a dignidade, a informação e o protagonismo feminino no
nascimento.
Segundo a diretora executiva da ADOSP, Gislene Rossini, o papel das Doulas tem sido fundamental para uma construção de uma experiência cada vez mais positiva para as mamães durante toda a gestação, parto e no pós-parto. "A profissão que no ano passado foi regulamentada no Brasil, com a aprovação do Projeto de Lei 3946/21, tem gerado muito interesse de gestantes, novas profissionais e agentes de saúde. Isso nos dá uma grande oportunidade de reunir doulas de todo o Brasil em um evento com o intuito de debater e construir bons caminhos de consolidação da profissão", comenta.
Serviço:
Data: 15 a 18/05/2025
Local: Teatro Ressurreição
Endereço: Rua dos Jornalistas 123 - (Jabaquara – SP)
Informações: Gislene Costato Araújo Rossini (11) 99435-2416
Saiba mais: Convenção Nacional de Doulas 2025 - São Paulo