top of page

Bloco Feminista realiza cortejos de carnaval em homenagem a Marielle Franco



O Bloco Feminista, que chegou as ruas da capital paulista levando alegria com muito glitter no Carnabril do ano passado, entra pela primeira vez no calendário oficial do Carnaval de São Paulo, com o tema "Um Girassol na Avenida". O tema escolhido tem como inspiração e grande símbolo da luta e da prática do feminismo interseccional, Marielle Franco: mulher preta, periférica, lésbica, de esquerda, militante de direitos humanos.


Para a estreia serão mais de 100 integrantes, organizados em oito naipes entre bateria, canto, harmonia e corpo de baile. O circuito contemplará duas saídas, no pré e pós-carnaval, nas datas de 12 (domingo) e 25 (sábado), sempre com concentração às 13h, no bairro Barra Funda (centro) e Jardim da União (zona sul), respectivamente.


A homenageada traz sabedoria e um sul para a construção de um feminismo que realmente possa falar com a sociedade. Uma grande inspiração política e estética para a construção do carnaval em 2023. A proposta não é retratar Marielle, mas sim, aprender com ela para criar um percurso a partir de sua inspiração, com todo respeito ao seu legado.


Alguns coletivos de movimento populares e culturais foram convidados para compor e participar do cortejo como: Instituto Marielle, APIB ( Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), Afronte, Rua, MST e MTST.Além disso, a nossa homenageada ganha lugar de destaque em uma grande placa no Carro e outras homenageadas seguem em estandartes, como a Sônia Guajajara, Elza Soares , Gal Costa , Marsha P Johnson.


O repertório é composto por mais de 30 músicas que falam diretamente com o feminismo assim representado pelo bloco como: Banho de Folhas, Voltei pra Mim, Miss Beleza Universal, Mama África e Masculino Feminino , além de paródias e composições autorais com a Ora lê., de Kimani. Aqui o Repertório com as músicas que estão disponíveis no Spotify.


Cores 2023: Amarelo, Roxo e Vermelho.


Sobre o Bloco Feminista


O Bloco Feminista nasceu da vontade das mulheres de se unirem por seus direitos! A partir da organização e da centralidade das mulheres nos atos de 2021, nossas ações passaram a reunir uma centena de pessoas. Naquele momento, as ações se davam espontaneamente e o aprendizado do instrumento era feito no momento do encontro.


A partir dessa evolução orgânica, surge a união de dois coletivos liderados por mulheres: um de justiça social e outro de carnaval. Atualmente, o bloco é formado por uma bateria e um corpo de baile. Temos pontes com o centro da cidade de São Paulo e com regiões periféricas, como o bairro do Jardim União.


Serviço


Cortejos Bloco Feminista


Pré Carnaval

12 de fevereiro, domingo, das 14h às 18h.

Concentração: Rua Conselheiro Brotero, 506- Barra Funda.

Grátis


Pós-Carnaval

25 de fevereiro, sábado, dss 14h à 18h.

Concentração: Rua da União, 01 – Jardim da União .

Grátis

0 comentário

Comments


bottom of page