top of page

Mês da Mulher: 5 filmes de animação para empoderar meninas

Atualizado: 10 de mar. de 2023


imagem: divulgação


O Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje dia 8 de março, é um marco das conquistas femininas na década de 70. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), é uma oportunidade de empoderar mulheres em todo o mundo. Desde a primeira infância, é possível impactar meninas positivamente, principalmente por meio da arte, seja com livros, séries e filmes de animação.


A ficção tem um importante papel na estimulação e desenvolvimento das habilidades na infância. “O lúdico proporciona que a criança explore outros universos e perspectivas, veja aquele assunto ou sentimento na voz de personagens, o imaginário é importante para uma infância tranquila”, reforça a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Paranaense, Sheila Lippmann.


Os filmes de animação são uma boa oportunidade de apresentar para as crianças um mundo imaginário, por meio de sentimentos vividos na história. Para as meninas, em especial, os desenhos podem empoderar e impactar momentos da vida. Para a psicóloga Michele Morais Santos, do Marista Escola Social Ir. Lourenço, a representatividade feminina fortalece o vínculo da criança com a sua história. “É importante mostrar na tela personagens que apresentam para as crianças um universo de possibilidades. Assim é possível que ela encontre naquela história elementos e valores que pode levar para sua vida e, assim, acreditar que pode ser quem ela quiser”, reforça.


Para Michele, a mediação dos pais também conta na hora de assistir aos desenhos. “Se possível, mantenha um diálogo com a criança enquanto o personagem passa por situações tristes, adversas ou felizes. É neste momento que podem surgir conversas sobre sentimentos ou acontecimentos que até então estavam guardados”, revela.


Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, as especialistas listam 5 filmes para empoderar meninas:


Valente


A jovem Merida foi criada pela mãe para ser uma princesa e perfeita sucessora da rainha. Mas a garota de cabelos rebeldes não tem a menor vocação para ser donzela e gosta mesmo de cavalgar e praticar seu esporte favorito, o tiro ao arco.


Onde assistir: Disney


Coraline


Uma menina triste que não convive com os amigos e estranhos que a cercam. Um dia ela descobre que em uma parede do seu quarto há uma porta secreta para uma outra versão da sua vida, muito melhorada.


Onde assistir: Apple TV


Mulan


Na invasão dos Hunos na China o imperador decreta que cada família ceda um homem para o exército imperial. A situação do pai de Mulan, já idoso e doente, deixa a jovem aflita. Diante disso, ela rouba sua armadura e espada e se apresenta no lugar do pai para manter a honra da família


Onde assistir: Disney


A Bailarina


O filme Francês mostra a história da sonhadora menina Félicie, determinada em busca do seu sonho de se tornar uma bailarina de sucesso. Para isso, ela foge do orfanato com seu amigo Victor.


Zootopia


Judy Hopps é uma pequena coelha de uma fazenda de agricultores, mas ela tem sonhos maiores, quer se mudar para Zootopia para ser uma Coelha Policial. Judy enfrenta o preconceito e as manipulações dos outros animais, mas conta com a ajuda inesperada da raposa Nick Wilde em sua trajetória.


Onde assistir: Amazon Prime



0 comentário

Comments


bottom of page