top of page

Ação Social pela Música chega a São Gonçalo, no Rio de Janeiro para atender 110 jovens

Atualizado: 25 de mar. de 2023


Foto de Daniel Ebendinger


A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), projeto que há 25 anos promove a inclusão social de crianças e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade por meio do ensino de música clássica, acaba de chegar à comunidade do Jardim Catarina, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. No dia 30 de março, o projeto oficializará a implantação do novo núcleo de aprendizado no território, em um concerto inaugural gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, a partir das 17h, na Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina.


As aulas já começam na primeira semana de abril, atendendo a 110 alunos já inscritos com classes de instrumentos de corda como violino, viola, violoncelo e contrabaixo; além de flauta doce e musicalização. Posteriormente, os alunos vão compor uma nova orquestra de cordas. A ação é patrocinada pela Águas do Rio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


A Camerata Jovem do Rio de Janeiro, que se apresentará na inauguração, também é uma orquestra oriunda da ASMB, e já realizou turnês para o exterior, inclusive se apresentando em espaços como a sede da ONU em Nova Iorque e em Genebra, a Embaixada do Brasil em Berlim, o Concertgebouw em Amsterdam, entre outros.


Estarão presentes os alunos matriculados e seus familiares, além de lideranças comunitárias, autoridades locais das áreas educacional e cultural e representantes da Águas do Rio. Apesar de possuir uma faixa de terra menor do que outros lugares de São Gonçalo, o Jardim Catarina é considerado o maior loteamento da América Latina e é o bairro mais populoso da região.


“Há muito tempo, a ASMB almejava a implantação de um núcleo de aprendizado musical em São Gonçalo, pois conhecemos a realidade local e sabemos que é muito carente neste sentido. Felizmente estamos, enfim, concretizando esse objetivo tão almejado”, afirma Fiorella Solares, diretora do projeto.


A criação do novo núcleo de ensino é o resultado de um esforço coletivo que uniu a ONG, lideranças locais, a Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina e a Águas do Rio. Este será o 7º núcleo de aprendizado da ASMB no Rio de Janeiro.


“Em termos de inclusão musical, nunca houve nenhuma ação como esta em São Gonçalo, portanto é um momento muito especial e estamos com grandes expectativas. Temos certeza de que o projeto se tornará modelo e que vai trazer muitos benefícios aos moradores e aos jovens da região. Quando a sociedade civil, as ONGs e as empresas cidadãs se unem, isso se traduz em justiça social”, conclui Fiorella.


Sobre a Ação Social Pela Música


Fundada há 25 anos, a Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é a educação social e cultural por meio do ensino da música clássica, a fim de promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Em seu histórico, mais de 12 mil alunos já passaram pela instituição, colhendo resultados positivos, principalmente no que se refere à prevenção e ao combate às drogas e à violência intrafamiliar. Atualmente, o projeto atende no total 4.406 alunos em 13 núcleos de aprendizado musical e em 18 polos de musicalização. Dos 13 núcleos, 7 encontram-se na cidade do Rio de Janeiro: Rio das Pedras, Complexo do Alemão, Vila Isabel, Cidade de Deus, Manguinhos, Morro dos Macacos, e agora São Gonçalo, englobando um total de 20 comunidades atendidas. Além disso, há 1 núcleo em Petrópolis, 4 núcleos em João Pessoa (Paraíba) e 1 núcleo em Ji-Paraná (Rondônia).


Em sua vertente sociocultural, a Ação Social Pela Música do Brasil fundou, em 2014, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ) e diversos conjuntos de música de câmara, com destaque para Camerata Jovem do Rio de Janeiro, Ensemble Carioca, Top Five e Camerata de Petrópolis, que traduzem concretamente o resultado do trabalho realizado ao longo dos anos, e que possibilitam, a partir da revelação de talentos entre os jovens músicos, a abertura de novos caminhos para a vida profissional.


Serviço

Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino - São Gonçalo

Camerata Jovem do Rio de Janeiro

Data: 30 de março de 2023

Horário: 17h

Local: Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina

Endereço: Rua Fransilvania nº 1118 - Lote 30 Quadra 153 Jardim Catarina, São Gonçalo

Grátis. Livre.


Acesse o site oficial da ASMB: https://www.asmdobrasil.org.br/


Siga a Ação Social Pela Música do Brasil nas redes sociais:


0 comentário

Comments


bottom of page